Fake News: vírus da gripe H3N2, que castigou EUA, chega ao Brasil
No início de 2018, os EUA foram castigados por uma epidemia do vírus H3N2. Cerca de 47 mil norte-americanos foram infectados (mais do que o dobro do que foi registrado no mesmo período em 2017). Agora, um alerta de que o vírus chegou ao Brasil circula pela internet. O Ministério da Saúde, porém, informa que não existe uma cepa “H3N2” de vírus da influenza no Brasil. Essa é uma informação inverídica que está circulando nas mídias sociais.
Os vírus de influenza que atualmente circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra gripe, cuja campanha inicia no segunda quinzena de abril, protege contra estes tipos de três vírus.
Onde encontrar e quem deve tomar a vacina ?
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- Como a vacinação contra o HPV pode reduzir casos de câncer no Brasil
- Marburg: entenda vírus com potencial pandêmico que preocupa a África
- Marburg: vírus com 88% de letalidade já causou a morte de 8 pessoas
Em busca de soluções que atenuem o temor popular da doença, o Ministério da Saúde informou, recentemente, que a campanha nacional deverá ter início a partir da segunda quinzena de abril.
Oferecida gratuitamente, a medicação é indicada para pessoas com maior predisposição a apresentar reações ao vírus, como crianças de 6 a meses a cinco anos; gestantes, mães que com filhos recém nascidos (45 dias); idosos; profissionais da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, encarceradas e indígenas. Confira mais informações sobre o assunto no site do Ministério da Saúde.
Leia também: