Alguns motivos pelos quais você deveria limpar o umbigo, segundo a ciência
Estudos sobre higiene pessoal já identificaram 67 tipos diferentes de bactérias que podem se alojar no umbigo
O umbigo é a parte do corpo mais negligenciada quando o assunto é higiene pessoal. No entanto, não deveria. Isso porque praticar uma boa higiene é essencial para evitar odores provindos do suor e do acúmulo de sujeira na pele.
Menosprezar essa região do corpo, no entanto, pode levar a alguns problemas desagradáveis, sobretudo se a cavidade do umbigo é profunda. Isso porque ali podem se acumular cabelo, óleo, sujeira, células da pele e tecidos. Com o tempo, todo esse acúmulo pode endurecer, formando um tipo de “pedra” com mau cheiro.
Além disso, estudos sobre o tema já identificaram 67 tipos diferentes de bactérias que podem se alojar nessa parte do corpo sem que você faça ideia disso, podendo causar, em quadros mais graves, infecções diversas. Nessas ocasiões, pode ser que saia de dentro dele uma substância amarronzada, amarela ou branca.
Como limpar o umbigo?
Água e sabão neutro são suficientes para dar conta da limpeza na região. Recomenda-se também secar bem o umbigo com uma toalha, para evitar a proliferação de bactérias e fungos.
Para facilitar, confira alguns passos:
1 – Molhe a área do umbigo com água morna. Certifique-se de que a água não esteja muito quente para evitar irritações na pele.
2 – Aplique uma pequena quantidade de sabão neutro na ponta dos dedos ou em uma esponja macia.
3 – Com movimentos suaves, esfregue delicadamente o umbigo para remover qualquer sujeira, células mortas da pele ou acúmulo de óleo. Se o umbigo for muito profundo, pode ser mais fácil utilizar delicadamente um cotonete.
4 – Enxágue completamente o umbigo com água morna para remover todo o sabão.
5 – Seque cuidadosamente o umbigo com uma toalha limpa.
6 – Após a limpeza, verifique se o umbigo está completamente seco.