Inimigos da balança: 5 alimentos ‘saudáveis’ ricos em açúcar

Entenda por que esses alimentos não são tão saudáveis como imaginamos

Frutose é o tipo de açúcar naturalmente presente nas frutas, como por exemplo na laranja – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Frutose é o tipo de açúcar naturalmente presente nas frutas, como por exemplo na laranja – iStock/Getty Images

Inúmeros alimentos, vendidos como saudáveis, na verdade podem levar quantidades consideráveis de açúcar em sua composição. O que, inesperadamente, provoca um resultado inesperado para quem busca reduzir a gordura corporal e perder  peso na balança.

Você sabia, por exemplo, que algumas marcas de iogurte desnatado são ricas em açúcar? Ou que as frutas secas, por serem desidratadas, têm muito açúcar concentrado?

Confira a lista:

Suco natural

Frutas como maçã, figo, ameixa, uva, pera, banana, manga, laranja, cereja possuem quantidades consideráveis de frutose, um tipo de açúcar natural que faz parte do grupo dos carboidratos. Por conta disso, é indicado dar prioridade a sucos de frutas que têm grande quantidade de água, como a melancia e o melão. Outra coisa que ajuda é evitar acrescentar açúcar à bebida.

Barra de cereais

Segundo a nutricionista Amanda Epifanio, do Citen, em São Paulo, algumas barrinhas contêm grandes quantias de açúcar, principalmente as de fruta. Ela recomenda evitar opções com chocolate, que costumam ser mais gordurosas. “Uma boa opção de barra de cereais deve conter mais de 2 g de fibras em sua composição”, disse a profissional ao Minha Vida.

Frutas secas

O consumo de frutas desidratas deve ser moderado, pois elas têm mais nutrientes e açúcar concentrados. De acordo com Amanda, 30 g de frutas secas equivalem a uma inteira.

Granola

Apesar de parecer saudável, a granola é rica em açúcar. Algumas misturas de frutas secas, grãos e sementes são acrescidas de açúcar refinado, por isso prefira versões sem frutas secas e com açúcar mascavo, que oferece mais nutrientes do que a versão refinada.

Iogurte

Algumas marcas de iogurtes naturais e até mesmo desnatados apresentam grande quantidade de açúcar. Verifique no rótulo se eles não têm açúcar e evite opções com complementos de chocolate, caldas e confeitos. Uma alternativa para adoçar o alimento é batê-lo com frutas no liquidificador.