Alteração no rosto pode indicar alerta para colesterol alto
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 4 entre 10 têm colesterol alto no Brasil
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 4 entre 10 têm colesterol alto no Brasil. O aumento considerável dos casos da condição chamado a atenção dos especialistas de saúde em todo o Brasil.
Embora silenciosa, a doença pode trazer sérias complicações quando não monitorada e controlada adequadamente. Entre os sinais de alerta de hipercolesterolemia, um que frequentemente passa despercebido se chama xantelasma.
Xantelasma é sinal de alerta para colesterol alto
O xantelasma é um depósito amarelado de gordura que aparece logo abaixo da superfície da pele, especialmente ao redor dos olhos, perto das pálpebras. Essas lesões são inofensivas, mas podem ser desconfortáveis do ponto de vista estético. Em sua maior parte, os xantelasmas não estão vinculados a problemas metabólicos.
Na verdade, como um indicador pouco reconhecido de altos níveis de colesterol no sangue, o xantelasma deve ser corretamente identificado e tratado apenas por um médico, devido à semelhança com outras condições dermatológicas.
Os xantelasmas podem afetar sobretudo adultos, em especial mulheres na fase do climatério. As lesões também podem aparecer quando o colesterol está sem alterações, mas é importante ficar atento.
O que é o colesterol?
O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) produzido pelo fígado e imprescindível para o bom funcionamento do corpo humano. Este lipídio é adquirido também através dos alimentos que ingerimos, inclusive os processados, ricos em gorduras saturadas e trans.
Porém, quando os níveis de colesterol no sangue ultrapassam os limites de normalidade, a saúde corre sério risco, podendo acarretar complicações como doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
Os altos níveis de colesterol são frequentemente resultado de escolhas de estilo de vida pouco saudáveis.
Como prevenir e controlar o colesterol alto?
A prevenção e o controle do colesterol alto são possíveis, e a mudança de hábitos é um dos fatores mais influentes nesse sentido. Manter um peso adequado, adotar uma dieta balanceada e realizar exercícios físicos regulares são medidas eficazes no controle do colesterol. Portanto, as maneiras de reduzir o colesterol ruim incluem:
- Praticar exercícios físicos – Exercícios físicos podem ajudar a aumentar o HDL (colesterol bom), que pode ajudar a reduzir o colesterol LDL.
- Ter um alimentação saudável – Escolha uma dieta rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, como peixe e frango. E evite alimentos processados, ricos em gorduras saturadas e trans, como fast food, salgadinhos e doces. Incremente sua dieta com alimentos ricos em fibras, como aveia, leguminosas e frutas cítricas, que podem ajudar a reduzir o LDL (colesterol ruim).
- Controlar o peso – Manter um peso saudável é importante para reduzir o colesterol alto, já que o excesso de peso pode contribuir para o aumento do colesterol LDL.
- Evitar o cigarro – Parar de fumar ou evitar o tabagismo é uma das melhores coisas que você pode fazer para reduzir o colesterol alto. O tabagismo pode danificar as paredes das artérias e aumentar o risco de doenças cardíacas, além de diminuir o colesterol HDL.
- Limitar o consumo de álcool – O consumo excessivo de álcool pode aumentar os níveis de colesterol no sangue.
Evitar gorduras saturadas e Trans – As gorduras saturadas e trans são conhecidas como “gorduras ruins” para o colesterol, pois podem aumentar o LDL. Evite alimentos como carne gordurosa, laticínios integrais, margarina e óleos vegetais hidrogenados.