Alzheimer pode ser identificado com décadas de antecedência

Biomarcadores podem adiantar o diagnóstico em aproximadamente 30 anos, indica estudo

Por: Redação | Comunicar erro

Um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos EUA, mostrou a possibilidade de identificar diversas mudanças biológicas que culminam no Alzheimer com décadas de antecedência. A pesquisa relacionou os registros de mais de 290 pessoas desde 1995.

Crédito: Getty Images/iStockphotoBiomarcadores podem adiantar o diagnóstico do Alzheimer

Nos mais de 30 anos de registros, 81 dos pacientes desenvolveram problemas cognitivos ou demência. Pesquisadores descobriram que a proteína relacionada ao desencadeamento do Alzheimer apresentou progressivo aumento no período e foi registrada uma diminuição do tecido de parte do cérebro ligado às memórias.

Apesar de a amostra ser pequena para gerar resultados conclusivos, os pesquisadores se mostraram otimistas com os indicadores.

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença degenerativa no cérebro e causa a perda das funções cognitivas, como memória, capacidade de orientação no tempo e capacidade de planejamento. O problema se inicia com alterações na memória e avança progressivamente.

Segundo a Alzheimer Association, os sintomas mais comuns são: esquecimentos, mudanças de humor e comportamento, poder de julgamento e raciocínio abaixo do normal e dificuldade para realizar atividades rotineiras.

Compartilhe:

Tags: #Alzheimer
1 / 8
1
02:37
A primeira vez no ginecologista
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra fala sobre a primeira consulta no ginecologista. Tem um momento exato para a primeira …
2
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
3
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
4
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …
5
05:00
Quais os sintomas que a maconha pode trazer?
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os sintomas que o uso de …
6
03:19
Natureza contra a depressão
A depressão é uma das doenças mais comuns do mundo moderno em grandes cidades e a falta de contato com …
7
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
8
03:20
Saiba o que é a doença “Pescoço de Texto”
Juliana Santos, Terapeuta Manual de dores crônicas e agudas fala sobre a doença de Pescoço de Texto. Esse vídeo faz parte …