Alzheimer pode ser identificado com décadas de antecedência

Biomarcadores podem adiantar o diagnóstico em aproximadamente 30 anos, indica estudo

Por: Redação

Um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos EUA, mostrou a possibilidade de identificar diversas mudanças biológicas que culminam no Alzheimer com décadas de antecedência. A pesquisa relacionou os registros de mais de 290 pessoas desde 1995.

Crédito: Getty Images/iStockphotoBiomarcadores podem adiantar o diagnóstico do Alzheimer

Nos mais de 30 anos de registros, 81 dos pacientes desenvolveram problemas cognitivos ou demência. Pesquisadores descobriram que a proteína relacionada ao desencadeamento do Alzheimer apresentou progressivo aumento no período e foi registrada uma diminuição do tecido de parte do cérebro ligado às memórias.

Apesar de a amostra ser pequena para gerar resultados conclusivos, os pesquisadores se mostraram otimistas com os indicadores.

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença degenerativa no cérebro e causa a perda das funções cognitivas, como memória, capacidade de orientação no tempo e capacidade de planejamento. O problema se inicia com alterações na memória e avança progressivamente.

Segundo a Alzheimer Association, os sintomas mais comuns são: esquecimentos, mudanças de humor e comportamento, poder de julgamento e raciocínio abaixo do normal e dificuldade para realizar atividades rotineiras.

Compartilhe:

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …