CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Anel vaginal reduz em 30% infecção por HIV

Por: Redação

Um anel vaginal contendo a droga antirretroviral dapivirina pode reduzir em cerca de 30% a infecção de HIV em mulheres.

O dispositivo é a primeira medida de prevenção ao vírus a longo prazo projetada para as mulheres, as maiores vítimas da epidemia global de Aids na África.

Anel vaginal com dapivirina reduz em 30% infecção por HIV

Desenvolvido pela ONG Parceria Internacional para os Microbicidas (IPM, na sigla em inglês), o anel deve ser trocado mensalmente e adapta uma tecnologia usada em contraceptivos – comumente usados para liberar hormônios – para enviar uma droga antirretroviral que combate o vírus HIV.

Outro estudo, feito pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, em inglês) usando o mesmo método de prevenção, mostrou que a infecção pelo vírus caiu 27%. É a primeira vez que duas pesquisas em estágio avançado confirmaram a eficácia do uso de microbicidas contra o HIV.

Os resultados das pesquisas foram divulgados ontem na Conferência de Retrovírus e Infecções Oportunistas, nos EUA. Ambos constataram diferenças importantes na eficácia do anel, dependendo de fatores como consistência, adesão e idade da mulher.

De acordo com a NIH, o risco de infecção por HIV diminuiu 56% em mulheres com idade em torno de 21 anos. No exame da IPM, a redução para a mesma faixa etária foi de 37%.

As duas instituições não constataram efeitos significativos do dispositivo em mulheres com menos de 21 anos. Por isso, os pesquisadores ainda tentam compreender o uso da nova tecnologia e os fatores que precisam ser estudados.

“Estes resultados dão uma nova esperança para mulheres que precisam de mais e diferentes tipos de proteção contra a infecção por HIV”, explica a diretora da IPM, Zeda Rosenberg. “Vamos buscar a aprovação do anel mensal de dapirivina e trabalhar com parceiros para determinar seu papel no fortalecimento dos esforços para prevenção ao HIV”, completa.

Compartilhe:

1
Atividades divertidas para entreter as crianças durante a pandemia de coronavírus
O isolamento social imposto pelo do novo coronavírus é um desafio para nós e para as crianças também. Com as …
2
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
3
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
4
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
5
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
6
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
7
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
8
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …