Anel vaginal reduz em 30% infecção por HIV

Por: Redação

Um anel vaginal contendo a droga antirretroviral dapivirina pode reduzir em cerca de 30% a infecção de HIV em mulheres.

O dispositivo é a primeira medida de prevenção ao vírus a longo prazo projetada para as mulheres, as maiores vítimas da epidemia global de Aids na África.

Anel vaginal com dapivirina reduz em 30% infecção por HIV

Desenvolvido pela ONG Parceria Internacional para os Microbicidas (IPM, na sigla em inglês), o anel deve ser trocado mensalmente e adapta uma tecnologia usada em contraceptivos – comumente usados para liberar hormônios – para enviar uma droga antirretroviral que combate o vírus HIV.

Outro estudo, feito pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, em inglês) usando o mesmo método de prevenção, mostrou que a infecção pelo vírus caiu 27%. É a primeira vez que duas pesquisas em estágio avançado confirmaram a eficácia do uso de microbicidas contra o HIV.

Os resultados das pesquisas foram divulgados ontem na Conferência de Retrovírus e Infecções Oportunistas, nos EUA. Ambos constataram diferenças importantes na eficácia do anel, dependendo de fatores como consistência, adesão e idade da mulher.

De acordo com a NIH, o risco de infecção por HIV diminuiu 56% em mulheres com idade em torno de 21 anos. No exame da IPM, a redução para a mesma faixa etária foi de 37%.

As duas instituições não constataram efeitos significativos do dispositivo em mulheres com menos de 21 anos. Por isso, os pesquisadores ainda tentam compreender o uso da nova tecnologia e os fatores que precisam ser estudados.

“Estes resultados dão uma nova esperança para mulheres que precisam de mais e diferentes tipos de proteção contra a infecção por HIV”, explica a diretora da IPM, Zeda Rosenberg. “Vamos buscar a aprovação do anel mensal de dapirivina e trabalhar com parceiros para determinar seu papel no fortalecimento dos esforços para prevenção ao HIV”, completa.

Compartilhe:

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …