Anemia: 5 opções naturais de prevenção à doença

Anemia pode causar sintomas como fadiga, falta de ar, tontura e palidez

Sensação persistente de fraqueza e lentidão podem ser uma indicação de anemia. Confira alguns alimentos que ajudam na prevenção da doença – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Sensação persistente de fraqueza e lentidão podem ser uma indicação de anemia. Confira alguns alimentos que ajudam na prevenção da doença – iStock/Getty Images

De acordo com a literatura médica, a anemia ocorre quando o organismo não possui uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis ou de hemoglobina, a proteína responsável por transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Não por acaso, o processo anêmico pode levar a sintomas como fadiga, falta de ar, tontura e palidez.

Ainda de acordo com especialistas, existem vários tipos de anemia, sendo a deficiência de ferro a forma mais comum. Neste caso específico, a anemia por deficiência de ferro ocorre quando o corpo não tem ferro suficiente para produzir hemoglobina adequadamente.

Além disso, outras formas de anemia podem ser causadas por deficiências de vitamina B12, ácido fólico, ou problemas hereditários. Por isso, para evitar a anemia naturalmente, é importante seguir uma dieta rica em nutrientes essenciais.

Prevenção: Como evitar anemia com alimentação?

Folhas verdes

Excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais, as folhas verdes podem ajudar a combater a anemia, incluindo folato e ferro. Alimentos como couve, espinafre e couve são naturalmente ricos nesses nutrientes e podem ser um componente importante de uma dieta balanceada para tratar a anemia e a deficiência de ferro.

Vegetais de raiz

As raízes são uma adição valiosa a uma dieta destinada a aumentar a contagem sanguínea e tratar a anemia devido ao seu alto teor de minerais. O consumo regular de vegetais de raiz, como cenoura e batata-doce, pode ser benéfico para indivíduos que buscam aumentar a ingestão de nutrientes e melhorar a produção de células sanguíneas.

Sementes e Nozes

Sementes e nozes são um grupo de alimentos ricos em nutrientes que podem ajudar a tratar a anemia devido ao seu alto teor de minerais e vitaminas.

Além de fornecer ampla nutrição, o consumo regular de nozes e sementes também pode ser uma rica fonte de fibra alimentar, que pode ajudar a melhorar a produção de células sanguíneas e aumentar a contagem sanguínea.

Portanto, incluir nozes e sementes em uma dieta balanceada pode fornecer uma variedade de nutrientes essenciais e pode ser útil no tratamento da anemia.

Vitamina C

Aumentar a ingestão de vitamina C pode ser benéfico no tratamento da anemia, pois promove a absorção de ferro no organismo. A absorção de ferro ocorre principalmente no duodeno e a vitamina C ajuda a captar o ferro não-heme e facilita sua absorção.

Incluir alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, morangos e pimentões em uma dieta balanceada, pode ser uma maneira simples de aumentar a ingestão de vitamina C e melhorar a absorção de ferro.

Evite chás e café

Essas bebidas contêm compostos que podem inibir a absorção de ferro. Por isso, não é interessante tomá-los durante as refeições ou logo após a ingestão de alimentos ricos em ferro. O mesmo vale para bebidas alcoólicas ou o cálcio (em demasia), pois podem ser prejudiciais à absorção de ferro por parte do organismo.