Ansiedade: 5 alimentos que ajudam a combater o transtorno

Alimentos ricos em vitaminas, aminoácidos e nutrientes podem aumentar os níveis de serotonina, evitando a ansiedade

19/11/2023 01:02

Alimentos ricos em vitaminas, aminoácidos e nutrientes podem aumentar os níveis de serotonina – iStock/Getty Images
Alimentos ricos em vitaminas, aminoácidos e nutrientes podem aumentar os níveis de serotonina – iStock/Getty Images - Getty Images

O Brasil reúne a população mais ansiosa do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com aproximadamente 18,6 milhões de pessoas diagnosticadas pela doença.

Atualmente, são conhecidas duas correntes prioritárias de tratamento do transtorno: Acompanhamento terapêutico e o uso de medicamentos receitados e controlados.

Fora do consultório, o consumo de alimentos (legumes e frutas) ricos em vitaminas, aminoácidos e nutrientes podem aumentar os níveis de serotonina, o famoso hormônio da felicidade, responsável pelo bem-estar e relaxamento.

Confira 5 opções de legumes e frutas que ajudam a combater a ansiedade:

– Carboidratos:
Sim, os carboidratos! Provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade. “Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição”, explica a nutricionista Rosana Farah. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte deste grupo alimentar. A quantidade recomendada é de 6 a 9 porções diárias.

– Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo a nutricionista Rosana Farah, ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina.

– Banana: Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano qua a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.

– Chocolate: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade.

– Frutas cítricas: Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.