Ansiedade: como reduzir os sintomas sem remédios?

Métodos naturais e mudança de hábitos podem ajudar a evitar crises causadas pela ansiedade

Métodos naturais e mudança de hábitos podem ajudar a evitar sintomas causados pela ansiedade – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Métodos naturais e mudança de hábitos podem ajudar a evitar sintomas causados pela ansiedade – iStock/Getty Images

O Brasil é líder em prevalência de transtornos de ansiedade, de acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico da doença.

Ainda que o transtorno seja considerado um desafio sem solução imediata, inúmeros métodos naturais ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade de forma natural, como por exemplo uma simples caminhada.

Uma série de outros métodos, que não incluem o uso de medicamentos, podem ajudar a reparar os danos físicos e mentais motivados pela ansiedade.

Práticas que ajudam a diminuir sintomas da ansiedade:

Reduza o consumo de cafeína

De acordo com estudos, cerca de 400 mg de cafeína por dia, equivalente a quatro xícaras, podem aumentar a ansiedade.

Isso porque a cafeína aumenta a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, fazendo com que você se sinta mais alerta. No entanto, se você sofre de ansiedade, a cafeína também pode acionar sinais de alarme em seu corpo que podem intensificá-la.

Faça exercícios físicos

Uma caminhada de 60 minutos quatro dias por semana, até aulas frequentes de cardiorrespiratórias, podem reduzir a ansiedade quase tão eficazmente quanto a medicação. Além disso, o treinamento de força (famoso ‘puxar ferro’) também tem um impacto significativo.

Pratique respiração profunda

A respiração lenta e profunda ativa o sistema nervoso parassimpático do corpo, responsável pelo relaxamento e pela calma, podem ter um grande impacto na redução do medo e da ansiedade.

A respiração abdominal é uma forma de respiração lenta e profunda. Para experimentá-la, sente-se ou deite-se em uma posição confortável com uma mão na barriga e a outra no peito. Respire profundamente pelo nariz e observe a mão em seu estômago subir. A mão no peito não deve se mover.

Depois de empurrar a mão em seu estômago o máximo que puder, expire lentamente pela boca com os lábios quase fechados e observe a mão em seu estômago baixar de volta. Repita isso de 3 a 10 vezes ou até se sentir mais calmo.

Dê um passeio em meio à natureza

Passar tempo ao ar livre pode ajudar a reduzir a ansiedade de várias maneiras. Em primeiro lugar, há uma boa chance de você se exercitar ao ar livre e, em segundo lugar, sair também pode acalmar sua mente.

Um estudo descobriu que as pessoas que crescem com acesso limitado a espaços verdes têm até 55% mais chances de sofrer de doenças mentais. Se você não tem acesso a um espaço verde, imitar um pode ajudar: pesquisas mostram que ouvir sons da natureza pode reduzir a ansiedade em pacientes hospitalizados.

Mantenha um diário

Um bom método é manter um “diário de gratidão”. Neste caderno você lista algumas coisas todos os dias pelas quais você é grato. Embora não esteja diretamente relacionado à ansiedade, quando você se sente bem e feliz, a ansiedade diminui com o tempo.

Outra abordagem é anotar medos ou preocupações. Isso pode ajudá-lo a identificar padrões de pensamento negativos. Um estudo de 2018 descobriu que as pessoas que mantiveram um diário de suas emoções por 15 minutos, três dias por semana durante 12 semanas tiveram melhor bem-estar e reduziram a ansiedade em comparação com um grupo de controle.