Ansiedade: três dicas para lidar com o transtorno no dia a dia

País da ansiedade: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno

Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno – iStock/Getty Images

Como as pessoas podem ser menos ansiosas e tomarem melhores atitudes em suas vidas? O coach de relacionamento Márcio Câmara dá dicas de como lidar com a ansiedade da melhor forma.

“Se você tem por volta de 30 anos, ou seja, se você nasceu até os anos 90, você viveu em um mundo onde o tempo das coisas era outro. Por exemplo, como a ligação a longa distância era cara, para conversar com pessoas distantes era preciso escrever uma carta. Você lembra quanto tempo demorava para a sua carta chegar ao seu destino? E quanto tempo mais você demorava para receber uma resposta? Isso fez com que as pessoas aprendessem que tudo na vida tem um tempo. Um tempo determinado. Algumas são mais rápidas, outras demoram mais. Se sua carta era para alguém da sua cidade, era muito mais rápido. Já a carta para o exterior, levava meses.

Por outro lado, a vida atualmente anda bem agitada. Afinal, é o processo dos tempos modernos. Já parou para pensar que é possível mandar um WhatsApp para qualquer pessoa em qualquer lugar no mundo e receber a resposta em alguns segundos? Isso mesmo, em alguns segundos você está conversando com uma pessoa que está na casa ao lado da sua ou do outro lado do mundo.

O que isso tem a ver com a ansiedade? A ansiedade, em um nível saudável, faz com que a gente faça as coisas, saia da nossa zona de estagnação e comece a colher bons frutos. Porém, essa mesma ansiedade, em doses cavalares, pode ser o fim de todo esse processo bacana. Ela bloqueia você e impede que você faça o que você quer fazer, pelo excesso de futuro que você está vivendo, pela falta de velocidade que as coisas acontecem e até pelo medo, gerado pela ansiedade, de coisas que você nem sabe se vão acontecer. E quando você se paralisa, seja pelo medo ou pela ansiedade, isso causa um mal-estar em você, seja físico ou emocional. Se essa ansiedade já está a algum tempo, sugiro que procure ajuda”.

Para lidar com os compromissos da rotina de forma mais leve, equilibrada e saudável (para o corpo e a mente), confira três dicas que podem contribuir para o controle da ansiedade:

Pratique exercícios 

Praticar exercícios é a forma mais comum de controlar a ansiedade no dia a dia. O hábito da atividade física ajuda a lidar com estados de ansiedade porque está associado à produção de serotonina, conhecida por aumentar a sensação de prazer. E isso não quer dizer que você precisa passar horas na academia.

Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa. Quando você anda, pensa. A caminhada de meia hora é um movimento repetitivo e você acaba pensando nos pontos geradores de ansiedade que precisa trabalhar.

Confie mais em si mesmo

Você é (ou deveria ser), sem dúvida alguma, a sua melhora companhia. Não há ninguém que estará ao lado mais tempo que você mesmo, por isso, invista nessa bela “parceria” com você mesmo. Seja fiel a você. Confie mais e isso lhe dará forças para lidar com a ansiedade do dia a dia.

 Cuide bem do seu momento antes de dormir

Evite ações que levam à agitação, preocupação e desgaste. Nem sempre podemos prever o que pode acontecer pouco antes de dormir, mas aquilo que depende de nós devemos fazer bem feito.

Procure conversar assuntos mais sérios fora do horário de ir para cama. Ponha um freio mental em pensamentos de tomada de decisão em momentos de relaxamento. Mudar a vida dentro da cabeça na hora de ir dormir só gera ansiedade e perda de sono.

Com informações do site Minha Vida.