Anticoncepcional provoca efeito inusitado, afirmam especialistas
Método contraceptivo 'achata' o impulso competitivo das mulheres
Cientistas afirmam ter descoberto um efeito colateral potencialmente novo da pílula anticoncepcional – iStock/Getty Images
Mulheres que utilizam a pílula experimentam menos aumento motivacional perto do período de ovulação do que aquelas que não tomam o medicamento. É o que garante estudo divulgado pela Universidade de Melbourne, na Austrália.
Para chegar a essa resposta, o estudo organizou dados de mais de 3.900 mulheres em 21 países para compreender o efeito do ciclo menstrual em quatro fatores distintos relacionados ao impulso competitivo.
Ainda durante o experimento, publicado em Adaptive Human Behavior and Physiology, as mulheres tiveram que responder uma série de perguntas diária para medir esses fatores.
Aumento da competitividade
Com as evidências em mãos, os pesquisadores notaram aumento na competitividade do autodesenvolvimento (ambição) entre as mulheres que não tomavam pílula. O mesmo, no entanto, foi observado entre aquelas que tomavam.
As impressões indicam ainda que as usuárias de anticoncepcionais apresentaram “interesse reduzido em competir”.
Para as mulheres que não tomam a pílula, advertem os especialistas, o meio do ciclo menstrual pode ser o momento ideal para enfrentar desafios, como marcar uma entrevista de emprego ou enfrentar tarefas particularmente exigentes.
Outros efeitos do anticoncepcional
- Dor nas mamas: O aumento da sensibilidade ou dor nos seios é um efeito colateral comum, especialmente durante os primeiros meses de uso.
- Cefaleia e enxaqueca: Algumas mulheres podem desenvolver dores de cabeça ou enxaquecas mais frequentes ao iniciar o uso de anticoncepcionais.
- Náuseas e vômitos: Algumas mulheres podem experimentar náuseas ou até mesmo vômitos logo após iniciar o uso de anticoncepcionais, embora esses sintomas geralmente diminuam ao longo do tempo.
- Alterações de humor: Os anticoncepcionais podem afetar o humor de algumas mulheres, causando irritabilidade, ansiedade, depressão ou mudanças de humor.
- Mudanças no padrão de sangramento: O uso de anticoncepcionais pode resultar em alterações no padrão de sangramento menstrual, como sangramento irregular, spotting (sangramento leve entre os períodos) ou ausência de menstruação.
- Alterações de peso: Embora nem todas as mulheres experimentem isso, algumas podem notar alterações no peso corporal ao tomar anticoncepcionais, podendo ser ganho ou perda de peso.
- Tensão arterial elevada: Alguns anticoncepcionais podem aumentar a pressão arterial em algumas mulheres, o que pode representar um risco para a saúde cardiovascular.
- Aumento do risco de coágulos sanguíneos: Certos anticoncepcionais, especialmente os que contêm altas doses de estrogênio, podem aumentar o risco de formação de coágulos sanguíneos, que podem levar a condições graves como trombose venosa profunda ou embolia pulmonar.
- Alterações na libido: Algumas mulheres podem experimentar uma diminuição ou aumento na libido ao usar anticoncepcionais.