Anvisa aprova mais um produto de terapia avançada contra o câncer

Tratamento é indicado para linfomas graves; veja quais os critérios de utilização

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro sanitário do terceiro produto de terapia avançada para tratar pacientes com câncer.

O tratamento é indicado para adultos com Linfoma de Grandes Células B (LDGCB), recidivado ou refratário, e já passou por pelo menos duas linhas de terapia sistêmica. Trata-se do Yescarta, da Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil.

 Esse é o terceiro produto do tipo contra o câncer aprovado pela Anvisa
Créditos: vitanovski/istock
 Esse é o terceiro produto do tipo contra o câncer aprovado pela Anvisa

O medicamento especial é produzido à base de células modificadas do tipo CAR-T, células criadas em laboratório, derivadas das mais importantes do sistema de defesa do corpo humano. A droga identifica as células cancerígenas e as destrói.

A terapia consiste em uma abordagem tecnológica inovadora, que requer desenvolvimento e monitoramento complexos.

De acordo com a agência, as principais preocupações de segurança envolvendo o produto é a síndrome de liberação de citocinas (SRC), uma resposta sistêmica  à ativação e à proliferação de células CAR-T, que causa febre alta e sintomas semelhantes aos da gripe, infecções e encefalopatia ou distúrbio cerebral.

No entanto, esses efeitos podem ser controlados com o treinamento de profissionais envolvidos na terapia e com a orientação adequada ao paciente e familiares para o pós-uso do medicamento.

“A Anvisa comprovou, portanto, que o produto é seguro, de qualidade e que promove a eficácia pretendida, sendo os benefícios do produto superiores aos seus riscos”, diz a agência em nota.