Anvisa aprova uso da vacina de dose única da Janssen

Agora já são cinco vacinas que possuem autorização para aplicação no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira, 31, o uso emergencial da vacina contra a covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson. O imunizante de dose única é indicado para pessoas acima dos 18 anos.

Segundo análise da Anvisa, a vacina protege contra a forma grave da doença, além de ser segura. A eficácia global dela é de 85,4% 28 dias depois da administração.

Anvisa aprova uso emergencial da vacina da Janssen
Créditos: Tomwang112/istock
Anvisa aprova uso emergencial da vacina da Janssen

O imunizante usa um vírus do resfriado comum que foi desenvolvido para ser inofensivo e é o único aplicado em uma só dose, sem necessidade de reforço.

A vacina da Janssen já foi aprovada para uso emergencial pela agência reguladora de medicamentos dos EUA, o  FDA, pelo órgão canadense, europeu (EMA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

As doses que cabem ao Brasil

Um acordo entre o Ministério da Saúde e a Janssen garantiu a compra de 38 milhões de doses do imunizante da Janssen. Essa remessa será toda importada e tem previsão de chegada no 4º trimestre deste ano. Ainda não há parceria para produção nacional do imunizante.

Com essa autorização, agora já são cinco vacinas que podem ser aplicadas no Brasil. São elas: Pfizer-BioNTech, Oxford-AstraZeneca,  CoronaVac (Sinovac),  Janssen e Covishield.