Anvisa libera novo medicamento para tratamento de câncer de mama

Nova terapia deve estar disponível no Brasil nos próximos meses

Por: Redação Comunicar erro
mulher fazendo autoexame
Crédito: gbh007/istockAnticorpo é recomendado para todos os estágios da doença

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para tratar o câncer de mama HER2+, o tipo de tumor agressivo capaz de se desenvolver rapidamente. Trata-se do Herzuma, um medicamento biossimilar do trastuzumabe.

O Herzuma é um anticorpo monoclonal capaz de bloquear a multiplicação das células cancerígenas, sem atingir as células sadias. A medicação é recomendada tanto para casos de câncer de mama em estágio inicial como para metastáticos e pode ser usado por mulheres que já utilizaram outro tipo de tratamento.

A aprovação veio depois de a Anvisa analisar dados de similaridade analítica, dados não clínicos, farmacologia clínica, imunogenicidade, eficácia clínica e dados de segurança.

Antes de estar pronto para o uso, no entanto, o medicamento precisa receber a aprovação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), que analisará o preço do produto antes que ele possa ser comercializado no Brasil. A expectativa é que isso aconteça nos próximos meses.

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …