Anvisa manda recolher 2,2 milhões de garrafas desta bebida por suspeita de cacos de vidro
Os consumidores que compraram a bebida nos lotes indicados devem entrar em contato com a empresa para recolhimento ou substituição
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decretou a interdição de cerca de 2,2 milhões de garrafas da Sidra Cereser, sabor maçã. A ação ocorreu após a suspeita de fragmentos de vidro nas bebidas.
Em comunicado, a CRS Brands, empresa responsável pela bebida, esclareceu que, desde o dia 22 de setembro, iniciou o processo de recolhimento voluntário e preventivo dos lotes afetados.
Isso porque a fabricante identificou que esses fragmentos podem ter se desprendido dos vasilhames durante o processo de envase da bebida, representando um potencial risco à saúde dos consumidores.
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O que levou ao recolhimento da Sidra Cereser?
O recolhimento da Sidra Cereser acabou sendo motivado pela descoberta de que, aproximadamente, 0,2% dos lotes afetados podem conter pequenos fragmentos de vidro.
A medida preventiva é para resguardar a saúde dos consumidores e manter a qualidade dos produtos ofertados pela empresa. A ingestão acidental destes fragmentos de vidro pode causar cortes na boca e outros danos ao sistema digestivo.
A Resolução-RE nº 3.718/2023 da Anvisa exige a cessação imediata na venda, distribuição e uso do produto, além de determinar o recolhimento dos lotes disponíveis no mercado.
Quais lotes estão sendo recolhidos?
No total, 28 lotes da Sidra Cereser estão sendo recolhidos. Fabricados entre 22 de julho e 2 de setembro de 2022, esses lotes correspondem a 2.237.952 unidades do produto ou 186.496 caixas.
Os consumidores que possuírem produtos desses lotes são orientados a entrar em contato com a empresa para providenciar o recolhimento ou a substituição.
Conforme a nota, a empresa ainda não recebeu nenhuma ocorrência dos consumidores. Mas a recomendação é que os produtos desses lotes não sejam consumidos, a fim de evitar possíveis complicações à saúde.
Responsabilidade da empresa e regulação da Anvisa
O recolhimento voluntário é uma ação preventiva adotada pela empresa e faz parte dos procedimentos de Boas Práticas de Fabricação.
Quando um alimento representa risco à saúde do consumidor, a empresa tem obrigação de comunicar à Anvisa em até 48 horas, a partir do momento em que toma conhecimento da necessidade de recolhimento.
O controle de qualidade é essencial para garantir que os alimentos produzidos sejam seguros para os consumidores. Caso tenha algum desvio de qualidade, o fabricante deve atuar imediatamente para garantir a segurança de seus produtos.
O que fazer se tiver adquirido o produto?
Se você adquiriu um produto do lote afetado, deve entrar em contato com a empresa através do número de telefone 0800 702 2517 ou do e-mail [email protected].
A empresa irá orientar sobre o procedimento de recolhimento ou substituição do produto. Vale verificar a parte superior da embalagem do produto adquirido para conferir se ele faz parte dos lotes que estão sendo recolhidos.
Veja quais são os lotes, conforme o comunicado publicado pela empresa nas redes sociais: