Anvisa libera novo medicamento contra câncer raro e agressivo

Por: Redação | Comunicar erro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana um medicamento para o tratamento de leucemia mieloide aguda (LMA). O Rydapt (midostaurina) coloca fim a um hiato de 25 anos sem um novo medicamento para tipo agressivo de LMA.

Crédito: Getty ImagesAnvisa libera novo medicamento

O Rydapt é indicado para o tratamento de pacientes adultos recém-diagnosticados com LMA que apresentam mutação na tirosina quinase tipo 3.

“A chegada desse medicamento representa um avanço relevante como terapia pioneira direcionada para pacientes que tinham opções limitadas por muitos anos”, comenta Alexandre Gibim, Gerente Geral da Novartis Oncologia do Brasil.

Segundo divulgado pela Anvisa, o medicamento é indicado associado à quimioterapia convencional de indução com citarabina e daunorrubicina, na consolidação com citarabina em altas doses e na fase de manutenção em monoterapia, para os pacientes com resposta completa.

Sem o tratamento adequado, a LMA FLT3+ tem prognóstico desanimador e é considerada um dos tipos de leucemia mais agressivo.  Os resultados com Rydapt  apresentaram melhora significativa na sobrevida global com uma redução de 23% no risco de morte em comparação com a quimioterapia isolada.

LMA é um câncer raro e agressivo do sangue e da medula óssea . Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2018 e 2019, serão diagnosticados 5.940 casos novos de leucemia em homens e 4.860 em mulheres. Aproximadamente um terço desses pacientes terão uma mutação no gene FLT3.

A previsão de chegada do medicamento no Brasil é para o último trimestre deste ano.

Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …