Anvisa proíbe lotes de fórmula infantil Nutramigen
Anvisa toma medida preventiva ao proibir lotes da fórmula infantil Nutramigen devido a risco de contaminação por Cronobacter sakazakii
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, de forma preventiva, a proibição dos lotes ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW e ZL3FX da fórmula infantil Nutramigen LGG. A proibição foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 12.
A medida visa evitar a importação, comercialização, distribuição e uso desses lotes no Brasil após comunicado da U.S. Food and Drug Administration (FDA) sobre o recolhimento voluntário devido a possível contaminação por Cronobacter sakazakii.
A bactéria, pertencente ao gênero Cronobacter spp., pode causar infecções, principalmente em recém-nascidos, neonatos de baixo peso, imunocomprometidos e prematuros que necessitam de cuidados intensivos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
- Anvisa proíbe os chamados chips da beleza; entenda o que aconteceu
- Anvisa alerta para cuidados ao adquirir fórmulas infantis pela internet
- Anvisa prorroga proibição de produtos à base de fenol em procedimentos estéticos
- Fazer isto todos os dias pode elevar as chances de você desenvolver Alzheimer
Embora não tenha sido identificada pela Anvisa exportação desses lotes ao Brasil, a medida visa proteger a população.
A FDA divulgou que esses produtos foram exportados para vários países, mas até o momento, não foram relatados casos de infecções relacionados ao consumo desses lotes.
*Com informações da Agência Gov e da Anvisa.