Após transplante de rosto, jovem volta a se olhar no espelho

17/02/2017 22:59

Há 11 anos, Andy Sandness tentou se matar. Deu um tiro no queixo, perdeu nariz, mandíbula, ficou apenas com a visão do olho direito e teve a boca destruída, restando dois dentes. Não morreu, se arrependeu e tinha um sonho: recuperar seu rosto.

O americano conseguiu realizá-lo dez anos depois, quando recebeu um rosto transplantado de um jovem que, como ele, também atirara contra a cabeça, mas não resistiu. As informações são do UOL.

Andy Sandness, que passou por transplante de rosto
Andy Sandness, que passou por transplante de rosto

Foram oito cirurgias antes que ele pudesse receber o transplante, incluindo uma de reconstrução do maxilar. Sandness não suportava se olhar no espelho e implorava aos médicos que o ajudassem a voltar a ter uma vida normal.

Família de doador de transplante de rosto se emociona ao ver face do donatário

A boa notícia veio no ano passado, quando surgiu um potencial doador. A cirurgia, delicada, envolvia muitos riscos de rejeição, além de efeitos colaterais provocados pelos remédios necessários justamente para evitar a rejeição.

Foram 56 horas de cirurgia. Depois da anestesia, os médicos entregaram um espelho a Sandness, que começoou a chorar. Como ainda não pudesse falar, ele escreveu à equipe que o atendera: “Superou muito minhas expectativas”.

Leia a reportagem na íntegra.