Após transplante de rosto, jovem volta a se olhar no espelho
Há 11 anos, Andy Sandness tentou se matar. Deu um tiro no queixo, perdeu nariz, mandíbula, ficou apenas com a visão do olho direito e teve a boca destruída, restando dois dentes. Não morreu, se arrependeu e tinha um sonho: recuperar seu rosto.
O americano conseguiu realizá-lo dez anos depois, quando recebeu um rosto transplantado de um jovem que, como ele, também atirara contra a cabeça, mas não resistiu. As informações são do UOL.
Foram oito cirurgias antes que ele pudesse receber o transplante, incluindo uma de reconstrução do maxilar. Sandness não suportava se olhar no espelho e implorava aos médicos que o ajudassem a voltar a ter uma vida normal.
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
Família de doador de transplante de rosto se emociona ao ver face do donatário
A boa notícia veio no ano passado, quando surgiu um potencial doador. A cirurgia, delicada, envolvia muitos riscos de rejeição, além de efeitos colaterais provocados pelos remédios necessários justamente para evitar a rejeição.
Foram 56 horas de cirurgia. Depois da anestesia, os médicos entregaram um espelho a Sandness, que começoou a chorar. Como ainda não pudesse falar, ele escreveu à equipe que o atendera: “Superou muito minhas expectativas”.