App calcula número de calorias de álcool ingeridas e faz alerta para saúde
É uma cena típica de um verão em família. Fazer um churrasco com uma cerveja na mão. O que muitos não sabem é que, por trás desta atividade prazerosa, existe muita caloria envolvida. As informações são do ‘The Daily Mail’.
De hambúrgueres na grelha a cachorros quentes, asas de frangos, picanha, linguiça, cerveja e caipirinhas. A moderação, principalmente de bebidas alcoólicas, é fundamental, alertam os especialistas.
Neste sentido uma empresa norte-americana de tecnologia criou o ‘Drinkaware’, um aplicativo que calcula a ingestão de calorias de bebidas com teor alcoólico conforme o perfil do usuário. A ideia é que os interessados na ferramenta possam combinar bebidas alcoólicas com refeições, sem prejudicar a sua saúde. Alguns exemplos de cálculo:
• Beber três garrafas de 330 ml de uma bebida que tem 4,5% de teor alcoólico
É igual a uma ingestão total de 648 calorias. Que corresponde a 25% do número de calorias permitidas por dia de um homem e 32% de uma mulher. É o equivalente a comer dois hambúrgueres inteiros.
• Dois copos médios de 175 ml de vinho Rose
É o equivalente a comer um hambúrguer inteiro. Combinado com o prato, a refeição pode resultar no total de 760 calorias no dia. O número corresponde a 38% de calorias permitidas por dia para uma mulher e 30% para o homem.
• Dois litros de uma cerveja de 4% de teor alcoólico
Também é equivalente a comer um hambúrguer inteiro. Demoraria cerca de 36 minutos para queimar as calorias na academia. Somado ao prato, o número equivale a 770 calorias em apenas um dia.
Alerta para a saúde
Em quantidades exacerbadas, o consumo do álcool pode trazer risco de problemas de saúde. Incluindo doença cardíacas, câncer e doenças hepáticas.
De acordo com estudos realizados na Inglaterra, os homens não devem consumir mais de 2500 calorias por dia, enquanto as mulheres devem restringir suas dietas em 2 mil calorias.
O aplicativo está disponível para download gratuito. Para saber mais, visite o site do ‘DrinkAware’.
Leia a matéria completa, em inglês.