Assista online: Simpósio em SP discute recuperação e tratamento de alcoolismo e dependência química
O evento contará com a presença de autoridades internacionais no assunto para debater a recuperação de longa duração e a necessidade da criação de uma comunidade pronta para lidar com isso
São Paulo receberá neste sábado, 15, o 1º Simpósio Internacional de Amigos dos Alcoólicos Anônimos, evento que tem como objetivo unir redes de apoio, médicos e grupos independentes que procuram novas estratégias de recuperação de dependentes químicos.
“Este seminário é uma oportunidade ímpar para que possamos disseminar o conceito de recuperação (‘Recovery’) na área de dependência química. Todo o alcoolista ou usuário de droga é um doente crônico e a recuperação consiste em uma série de etapas que vão muito além da desintoxicação”, afirma o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que também participará do evento.
Com o tema “Construindo Pontes para a Recuperação”, o seminário contará com a participação do ativista Ben Bass, diretor-executivo do “Recovery Alliance of El Paso” – organização do Texas que trabalha para que a recuperação de alcoólatras e dependentes de outras drogas seja uma ação de toda a comunidade.“O objetivo da recuperação é que, todo mundo que procure por ela, a encontre imediatamente”, diz o norte-americano. “Se uma pessoa para e pensa ‘Ok, eu preciso de ajuda’, por quanto tempo esta janela estará aberta? A comunidade deve estar pronta para receber essa pessoa e dar a ela a infraestrutura necessária por quanto tempo ela precisar.”
- Sérgio Hondjakoff sobre dependência química: ‘Recuperação em primeiro lugar’
- Rainha Elizabeth 2ª tem passagem secreta que liga palácio a bar
- Médicos aconselham rainha Elizabeth a moderar no álcool
- Modelo com dependência química encontrada na rua vive situação precária
Bass é um defensor dos direitos das pessoas que buscam a recuperação do alcoolismo e da dependência química. Em recuperação desde 1987, já atuou como presidente, diretor e membro de conselho em uma série de instituições de apoio às pessoas em recuperação do consumo de álcool e outras drogas, incluindo projetos do governo federal e do Estado do Texas. Por seu trabalho na área, Bass recebeu da Casa Branca o prêmio “Presidential Champion of Change”, concedido pelo Escritório de Política Nacional de Controle de Drogas, do governo dos Estados Unidos.
Discutir as articulações para disseminar esse conceito no Brasil é um dos objetivos do encontro. “Precisamos fortalecer os vínculos entre grupos de tratamento, ações governamentais, academia, medicina e comunidade para que cada pessoa saiba em que momento atuar durante uma recuperação efetiva e de longa duração”, diz o coordenador de Políticas sobre Drogas do governo do Estado e procurador de Justiça Mário Sérgio Sobrinho, que também estará presente no evento.
O simpósio é promovido pela Alcoólicos Anônimos do Brasil em conjunto com a SPDM e a Coordenação de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo. Ele acontece das 8h30 às 17h30 na Faculdade São Bento, no centro. As vagas presenciais já estão esgotadas, mas o evento será transmitido ao vivo pelo site da SPDM (www.spdm.org.br).