Atenção para o perigo escondido nas garrafas de água, segundo especialista

Especialista alerta que recipiente deve ser higienizado duas vezes ao dia e a água consumida em até três horas

26/02/2025 09:02

O Brasil passou pela terceira onda de calor do ano, com temperaturas batendo a casa dos 40°, exigindo da população uma maior atenção com relação à hidratação.

Saiba a forma correta de higienizar as garrafas de água
Saiba a forma correta de higienizar as garrafas de água - jorgeliz@hotmail.com/DepositPhotos

Diante deste cenário, basta caminhar pelas ruas e logo é possível ver pedestres carregando uma garrafa de água. Seja de plástico ou de alumínio, especialistas alertam: é preciso ter cuidado com a higienização do recipiente.

Riscos à saúde de uma garrafa mal higienizada

Garrafas não higienizadas e água acumulada por muito tempo se tornam um ambiente perfeito para a proliferação de diversos micro organismos, desde bactérias até fungos, que podem causar diversas doenças, como diarreia, vômitos e infecções.

Além dos cuidados com a higienização, o armazenamento da água também deve ser observado. Conforme esclarece Jaqueline Aparecida Miranda Ferreira, técnica em Química do laboratório da Culligan, líder mundial em tratamento de água, o líquido deve ser consumido em até três horas.

“Caso esteja levando água para ingerir, o mais indicado é optar pelas garrafas térmicas de inox, que conseguem manter a água mais fresca e limpa. Porém, se for escolher o recipiente de plástico, priorize as que são livres de BPA, um composto químico que serve de matéria-prima para a produção de diversos tipos de plásticos, como policarbonatos, por exemplo, e que causa riscos para a saúde”, explica.

O formato da garrafa também é um ponto de atenção. “Escolha aquelas com o mínimo de cantos possível, pois são locais preferenciais para a formação de biofilmes (contaminação microbiológica em superfícies)”, finaliza Jaqueline.

Qual é a forma correta de lavar as garrafas de água?

Segundo Jaqueline, as garrafas devem ser higienizadas duas vezes ao dia, sem esquecer ou adiar.

“A higienização deve ser realizada com uso de água potável corrente e detergente neutro, para garantia da eficiente limpeza interna, externa, do bocal e da tampa da garrafa. Utilize uma esponja ou escova de cerdas macias para alcançar o fundo da garrafa e todos os cantos. Enxágue bem, retirando todo o resíduo de detergente”, afirma.