Atividade física em excesso pode causar acúmulo de radicais livres

20/02/2015 10:42 / Atualizado em 04/05/2020 16:53

Os chamados radicais livres são frações de moléculas que resultam do processo da produção de energia pelo tecido muscular. No entanto, o excesso de atividades físicas, principal meio de obter radicais livres, pode prejudicar a saúde. O Minha Vida publicou um artigo interessante sobre o tema e resolvemos replicar por aqui.

O excesso de exercícios físicos leva a danos ao tecido muscular, que podem se agravar com a perda natural da força e resistência
O excesso de exercícios físicos leva a danos ao tecido muscular, que podem se agravar com a perda natural da força e resistência

Os radicais livres são muito instáveis e sua ativação gera lesão do tecido muscular. Mas, somente o excesso de exercícios intensos e prolongados faz com que seu acúmulo seja prejudicial à saúde. Excluindo carências nutricionais e doenças, se a atividade física for moderada ao longo da semana, o problema é prevenido.

Para ter uma vida saudável, especialistas afirmam ao site que é preciso praticar atividades físicas moderadas e regulares, e assim os radicais livres serão naturalmente combatidos pela produção adequada de antioxidantes. Aliado a isso, manter uma dieta balanceada com grande variedade de alimentos ajuda a evitar possíveis complicações.

Leia aqui a matéria na íntegra.