Atividade simples de 20 minutos que promete reduzir seus níveis de cortisol

Estudo da Frontiers in Psychology revela como uma prática simples de 20 minutos pode reduzir significativamente os níveis de cortisol

Por Caroline Vale em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica - CRMGO 33271)
25/01/2025 10:02

Se você está procurando uma maneira prática e eficaz de aliviar o estresse, pode ser hora de incluir um hábito simples na sua rotina: passar 20 minutos em contato com a natureza, seja sentado na grama ou caminhando no parque.

O cortisol é produzido pelo córtex adrenal, dentro da glândula adrenal, localizada na parte superior dos rins
O cortisol é produzido pelo córtex adrenal, dentro da glândula adrenal, localizada na parte superior dos rins - katerynakon/DepositPhotos

Essa atividade pode ser uma poderosa aliada na redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, segundo um estudo publicado na revista Frontiers in Psychology.

Como o contato com a natureza reduz o estresse?

Passar um tempo em áreas verdes, como parques, praças ou trilhas arborizadas, ajuda a reduzir significativamente os níveis de cortisol no corpo. 

O estudo liderado pela Dra. MaryCarol Hunter, da Universidade de Michigan, mostra que ambientes naturais promovem relaxamento, diminuem a sobrecarga mental e ajudam a reequilibrar o organismo. Isso ocorre porque a exposição à natureza reduz estímulos estressantes comuns em ambientes urbanos, como barulho, pressa e excesso de tecnologia.

A boa notícia é que bastam 20 minutos de contato com a natureza, realizados ao menos três vezes por semana, para perceber os efeitos positivos. Esse curto período já promove uma redução significativa do cortisol. 

Caso você possa prolongar o tempo para 30 minutos ou mais, os benefícios aumentam, embora a diminuição do hormônio ocorra de forma mais lenta após esse intervalo inicial.

Como aproveitar ao máximo essa prática?

Para que a atividade seja ainda mais eficaz, é importante seguir algumas orientações:

  • Escolha um local com vegetação: parques, praças ou qualquer ambiente natural são ideais.
  • Evite distrações: durante esse tempo, desconecte-se de celulares, redes sociais e outros dispositivos eletrônicos.
  • Aproveite momentos de calma: busque horários em que você possa estar sem pressa ou preocupações imediatas.
  • Priorize a constância: o hábito de visitar áreas verdes deve ser incorporado à sua rotina para que os benefícios sejam duradouros.
Um passeio pela natureza ajuda a recuperar a fadiga mental
Um passeio pela natureza ajuda a recuperar a fadiga mental - iStock/SolStock

Quais são os impactos dessa prática na saúde?

Na sociedade atual, onde a pressão e o ritmo acelerado são comuns, a conexão com a natureza proporciona um alívio natural à sobrecarga de estímulos urbanos e reduz a ansiedade, melhorando o humor e até aliviando sintomas da depressão.

Além dos benefícios emocionais, passar alguns minutos em meio à natureza também melhora a saúde física. A redução do cortisol tem impactos positivos sobre o sistema imunológico e diminui o risco de condições associadas ao estresse crônico, como hipertensão e problemas cardíacos.

Portanto, andar em parques próximos ao trabalho durante o horário de almoço, por exemplo, é um investimento na sua saúde mental e física.