Atividades domésticas podem reduzir riscos de problemas cardíacos

Movimente-se mais e melhore sua saúde cardiovascular sem sair de casa

Atividades diárias como subir escadas, limpar o chão ou se agachar para lavar a roupa podem contribuir na diminuição do risco de sofrer ataques cardíacos e derrames. É o que revela um recente estudo liderado pela Universidade de Sydney.

De acordo com a pesquisa, a prática destes exercícios caseiros, mesmo que por períodos curtos, pode auxiliar significativamente na manutenção da saúde cardiovascular, especialmente à medida que se envelhece.

Atividades domésticas podem reduzir riscos de problemas cardíacos
Créditos: iSTock
Atividades domésticas podem reduzir riscos de problemas cardíacos

Atividades domésticas podem reduzir riscos de problemas cardíacos

Para realização do estudo, um grupo de cientistas acompanhou mais de 25 mil adultos no Reino Unido por oito anos, todos não praticantes de atividades esportivas ou exercícios formais.

Os participantes possuíam dispositivos de pulso que monitoravam e registravam seus padrões de atividade física e o grau de intensidade do esforço.

E quais foram os resultados?

Os achados associaram esses períodos de atividades intensas moderadas a vigorosas, ainda que curtos, a uma diminuição acentuada de eventos cardíacos graves, diminuição no risco de mortalidade e também do risco de acidente vascular cerebral (AVC).

A mobilidade consistente durante pelo menos um a três minutos foi associada a uma diminuição no risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral de 29% e uma diminuição no risco de mortalidade de 44%. E mais, os pesquisadores concluíram: quanto mais atividade, melhor.

Mais atividade, mais saúde?

Para Matthew Ahmadi, autor principal do estudo, as conclusões são encorajadoras: “Este estudo sugere que as pessoas poderiam reduzir potencialmente o risco de eventos cardíacos graves ao se envolverem em atividades de vida diária de intensidade pelo menos moderada, onde idealmente se movem continuamente entre 3 a 10 minutos”, relata.

Ele ainda orienta que esse modelo de atividade física é acessível para indivíduos que não desejam ou não podem realizar exercícios formais, tornando a manutenção da saúde cardiovascular algo mais factível.

“A mensagem aqui é que qualquer tipo de atividade é boa para a saúde, mas quanto mais esforço você colocar nessas tarefas diárias e quanto mais tempo você mantiver essa energia, mais benefícios você provavelmente colherá”, resume.