Australiana que fingiu curar câncer com dieta natural é condenada
A blogueira australiana Belle Gibson, 25, que dizia ter se curado de um tumor no cérebro com uma dieta natural, foi condenada por fraude pelo Tribunal de Melbourne e deverá pagar uma multa de 410 mil dólar australianos (quantia equivalente a cerca de R$ 1 milhão). A notícia foi publicada nesta sexta, 29, no El País.
Gibson criou um aplicativo e um livro batizados de The Whole Pantry (Toda a Despensa, em português), onde divulgava uma dieta que supostamente a tinha ajudado a curar um câncer no cérebro. Ela ainda havia prometido doar o dinheiro arrecadado com as vendas a organizações beneficentes.
Contudo, descobriu-se que a blogueira embolsou os lucros do app e do livro de receitas, e, no ano passado, ela admitiu a uma revista que nunca teve câncer.
- Esta proteína reduz o risco de doenças cardíacas em 27%
- Entre sabores e vinhos: Abbraccio promove experiência de menu harmonizado a partir de R$ 139
- Gol e Latam alteraram as regras de bagagem recentemente; você já está por dentro?
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
De acordo com a matéria do El País, o valor da multa inclui 230.000 dólares australianos por mentir sobre as doações dos lucros das publicações; 150.000 dólares por mentir a um casal, cujo filho sofria de câncer, ao dizer que lhes daria parte dos lucros do projeto; e mais 30.000 dólares por mentir mais uma vez sobre outra doação que faria para apoiar um evento no Dia das Mães.
Leia a matéria na íntegra.