Bebida à base de ervas queima gordura e ajuda a emagrecer

Polifenóis presentes no chá preto desempenham um papel importante na inibição da obesidade

O chá preto, bebida à base de erva, contribui para o emagrecimento por conta da alta concentração de cafeína – iStock/Getty Images
Créditos: Rostislav_Sedlacek/istock
O chá preto, bebida à base de erva, contribui para o emagrecimento por conta da alta concentração de cafeína – iStock/Getty Images

Ainda que não exista uma fórmula mágica para perder peso, bebidas que contém alta concentração de cafeína, como o chá preto, podem aumentar o metabolismo e queimar a gordura de forma mais eficiente, garantem os especialistas. 

Além disso, bebidas com essas características atuam cumprem função crucial para quem está em dieta: reduzindo o desejo por doces e alimentos gordurosos e contribuindo para a diminuição do consumo de calorias adicionais que causam o ganho de peso.

De onde vem o chá preto?

Considerado uma variante da planta Camellia sinensis, o chá preto contém uma quantidade significativa de flavonoides naturais e é indicado por conta de seus benefícios para a saúde do coração, podendo até auxiliar na redução da pressão arterial.

Estudos também sugerem que os flavonoides, que compõem o chá preto, podem desempenhar um papel importante na redução da gordura abdominal, uma vez que eles inibem a fomação dos genes responsáveis pelo armazenamento de gordura.

Por que a bebida ajuda a emagrecer?

Ainda de acordo com especialistas, os polifenóis presentes no chá preto desempenham um papel importante na inibição da obesidade, atuando por meio de dois mecanismos principais:

Inibição da digestão, absorção e ingestão de lipídios e sacarídeos, resultando em uma redução na ingestão de calorias.

Estímulo do metabolismo lipídico, o que diminui a lipogênese (acúmulo de gordura) e aumenta a lipólise, ou seja, o uso da gordura corporal como fonte de energia.

Em meio a uma série de evidências obtidas nos últimos anos, os resultados mostram que os polifenóis presentes no chá preto podem ser benéficos no combate à obesidade.