Estudo revela uma bebida simples que é potente contra o estresse
O estudo revela uma bebida que pode proteger o sistema vascular, reduzindo os impactos do estresse e de refeições gordurosas
O estresse é uma constante na vida moderna e muitas vezes influencia nossas escolhas alimentares. Durante momentos de pressão, por exemplo, é comum buscar alimentos gordurosos ou ricos em açúcar, como fast food ou doces.
No entanto, essas opções podem amplificar os efeitos negativos do estresse na saúde cardiovascular. Mas há uma boa notícia: uma pesquisa recente, publicada na revista Food and Function, apontou uma bebida simples que pode minimizar esses impactos.
Qual é a bebida e por que ela é eficaz?
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, uma bebida feita com cacau não processado mostrou ser capaz de neutralizar parte do impacto negativo de refeições gordurosas no sistema vascular, mesmo em situações estressantes.
- Spotify divulga lista de músicas mais ouvidas em 2024; confira a lista
- Senai abre 10 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional
- Câncer de intestino: atenção aos sintomas e à necessidade de rastreamento
- ELCV exibe filmes contemplados pela Lei Paulo Gustavo nesta quinta
Esse efeito é graças aos flavonoides, compostos presentes no cacau, frutas vermelhas, chá e outros alimentos, que são conhecidos por seus benefícios à saúde, incluindo a regulação da pressão arterial e a proteção cardiovascular.
Os pesquisadores observaram que o consumo de uma bebida de cacau rica em flavonoides ajudou a preservar a função vascular, que normalmente é prejudicada em momentos de estresse e após refeições com alto teor de gordura.
“Sabemos que quando as pessoas estão estressadas, elas tendem a gravitar em direção a alimentos ricos em gordura. Já mostramos anteriormente que alimentos gordurosos podem prejudicar a recuperação vascular do corpo ao estresse. Neste estudo, queríamos ver se adicionar um alimento rico em flavanol à refeição gordurosa aliviaria o impacto negativo do estresse no corpo”, disse Catarina Rendeiro, professora na Universidade de Birmingham e autora principal do estudo.
Metodologia do estudo
Para chegar a essas conclusões, os cientistas reuniram 23 jovens saudáveis e ofereceram um café da manhã gorduroso, incluindo croissants, queijo e leite integral. Em seguida, os participantes consumiram uma bebida de cacau com alto ou baixo teor de flavonoides. A bebida foi preparada com 12 gramas de cacau em pó em 250 ml de leite integral.
Após o café da manhã, todos foram submetidos a um teste de matemática estressante, enquanto eram monitorados para avaliar a função vascular, o fluxo sanguíneo e a oxigenação cerebral.
Os resultados mostraram que aqueles que ingeriram a bebida rica em flavonoides tiveram uma preservação significativa da saúde vascular, mesmo após o estresse e o consumo de gordura.
Qual é o impacto desse achado?
Embora a bebida de cacau rica em flavonoides não tenha melhorado o humor ou a oxigenação cerebral, ela foi eficaz em proteger a função vascular, reduzindo o risco de problemas cardiovasculares.
Segundo os pesquisadores, essas descobertas podem ajudar a orientar escolhas alimentares mais conscientes durante períodos de estresse.
“Esta pesquisa mostra que beber ou comer um alimento rico em flavonoides pode ser usado como uma estratégia para mitigar parte do impacto de escolhas alimentares mais pobres no sistema vascular. Isso pode nos ajudar a tomar decisões mais informadas sobre o que comemos e bebemos durante períodos estressantes”, afirmou Rendeiro.
Para obter os benefícios mencionados, é importante escolher cacau em pó minimamente processado. Além disso, outras fontes ricas em flavonoides, como chá-verde, chá-preto e frutas vermelhas, também podem ser incorporadas à rotina.