Um copo diário dessa bebida pode reduzir o risco de câncer de intestino em 17%
Estudo revela que adicionar 300 mg de cálcio por dia à dieta pode reduzir em 17% o risco de câncer de intestino
De acordo com uma pesquisa da Cancer Research UK, consumir leite diariamente pode reduzir o risco de câncer de intestino em até 17%.
Esse resultado, publicado na revista Nature Communications, foi associado ao cálcio, mineral conhecido por fortalecer ossos e dentes, mas que também parece desempenhar um papel protetor para o intestino.
Como o cálcio protege contra o câncer de intestino?
Os cientistas descobriram que o cálcio ajuda a proteger as células do intestino de danos que podem levar ao desenvolvimento de tumores.
- O que fazer em um dia em Morro de São Paulo sem ser um milionário
- Alzheimer e estilo de vida: veja dicas fundamentais para prevenir a doença
- Litoral de SP tem 43 praias impróprias para banho; veja lista
- Entenda por que esta habilidade é essencial para prevenir o Alzheimer
O estudo mostrou que adicionar 300 mg de cálcio à dieta diária — aproximadamente o conteúdo de um copo grande de leite — foi suficiente para observar uma queda significativa no risco de câncer de intestino. Vale lembrar que, embora o consumo de leite seja benéfico, manter uma alimentação variada é fundamental.
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 500 mil mulheres durante 16 anos para explorar a ligação entre dieta e câncer de intestino. Eles descobriram que alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, têm um papel protetor. Isso também vale para fontes não lácteas de cálcio, como vegetais de folhas verdes escuras.
“Este é o estudo mais abrangente já realizado sobre a relação entre dieta e câncer de intestino, e destaca o potencial papel protetor do cálcio no desenvolvimento desta doença”, afirmou a pesquisadora Keren Papier, da Universidade de Oxford e autor principal do estudo.
Por que o cálcio protege o intestino?
O efeito do cálcio pode estar relacionado à sua capacidade de se ligar a ácidos biliares e ácidos graxos livres, formando uma substância semelhante a um “sabão” inofensivo que impede o dano à parede intestinal. Isso facilita a eliminação desses compostos do organismo, reduzindo o risco de que provoquem danos.
O cálcio pode atuar ajudando a limpar o intestino, como explicou a pesquisadora. No entanto, ainda são necessários mais estudos sobre esses efeitos na prevenção do câncer.
Prevenção da doença
Especialistas afirmam que até metade desses casos poderia ser evitada com um estilo de vida saudável. Além de incluir laticínios, recomenda-se evitar o consumo excessivo de carne vermelha e processada, bem como bebidas alcoólicas.
Manter o peso dentro de uma faixa saudável, não fumar e aumentar o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais são passos importantes. Esses hábitos, aliados à ingestão adequada de cálcio, podem ajudar a proteger a saúde intestinal e prevenir diversas condições graves.
Consultar profissionais de saúde para orientações personalizadas é sempre recomendável. Saiba mais sobre prevenção clicando aqui.