Estudo considera esta bebida ‘milagrosa’ para reduzir risco de câncer
Entenda como uma bebida bastante conhecida pode ajudar a prevenir doenças, como câncer e Parkinson, e melhorar sua saúde
Alguns especialistas estão destacando os benefícios impressionantes de uma das bebidas mais populares do mundo: o café.
O professor Stephen Safe, da Texas A&M University, juntamente com sua equipe, revisou diversos estudos revisados por pares e classificou a bebida como um “milagre”.
Apesar de muitas vezes ser criticado pelo seu alto teor de cafeína e possíveis efeitos negativos na saúde bucal, a maioria das pesquisas indica que os benefícios do café para a saúde superam seus possíveis malefícios.
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
Quais são os benefícios da bebida para a saúde?
Stephen Safe comparou os benefícios do café com a dieta mediterrânea. Ele destacou a capacidade do café de reduzir o risco de diversas doenças.
Um estudo de 2019 indicou que o consumo de café pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em 22%. Em 2021, outro estudo revelou que consumir mais de 60 xícaras de café por mês pode diminuir o risco de câncer de fígado em 70%, e reduzir os riscos de câncer de cólon, mama e tireoide em 50%, 50% e 30%, respectivamente.
Desde 2002, sabe-se que o café pode diminuir o risco de desenvolver a doença de Parkinson em até 30%. Estudos recentes também indicam que dietas que incluem café podem reduzir o risco de doenças neurológicas como a demência.
Especialistas sugerem que os polifenóis presentes no café, com seus efeitos antioxidantes, podem ser responsáveis por muitos dos benefícios observados.
Qual a quantidade de café por dia?
A quantidade recomendada de café por dia pode variar, mas, em geral, a maioria dos especialistas sugere que até 400 miligramas de cafeína diários é seguro para a maioria dos adultos saudáveis. Isso equivale a cerca de quatro xícaras de café coado.
O consumo moderado está associado a vários benefícios para a saúde. No entanto, é importante considerar que a sensibilidade à cafeína pode variar entre as pessoas.
Gestantes, por exemplo, devem limitar o consumo a cerca de 200 miligramas de cafeína por dia (aproximadamente duas xícaras de café) para evitar riscos.
Contraindicações do café
Apesar de muitos benefícios, o consumo excessivo de café pode causar problemas como insônia, palpitações cardíacas e agravar sintomas em homens com próstata aumentada, conforme especialistas.
Portanto, é sempre recomendável consultar um médico ou nutricionista para obter orientações personalizadas com base nas condições de saúde individuais.
Vale destacar, por fim, que mais pesquisas são necessárias para descobrir o que torna a bebida do café da manhã tão benéfica.