Beijo na boca pode transmitir gonorreia, alerta estudo

A gonorreia é uma infecção bacteriana que pode causar infecções nos genitais, no reto e na garganta de homens e mulheres

Por: Redação | Comunicar erro

Pesquisadores australianos descobriram que o beijo de língua é capaz de transmitir gonorreia, a segunda infecção sexual transmissível (IST) mais frequente, ficando atrás apenas da clamídia. O estudo foi publicado na revista científica BMJ.

Para chegar a essa conclusão, eles entrevistaram homossexuais e bissexuais masculinos que frequentaram o centro público de saúde sexual em Melbourne, Austrália, entre março de 2016 e fevereiro de 2017. A chamada gonorreia orofaríngea, ou gonorreia oral, atinge principalmente esse público.

Os pesquisadores perguntaram aos voluntários com quantos parceiros eles haviam se relacionado nos últimos três meses e dividiram as respostas em três categorias distintas: aqueles que apenas se relacionaram com beijos (sem sexo), os que apenas tiveram sexo sem beijo e os beijaram e também mantiveram relação sexual.

dois homens se beijando no sofá
Crédito: rawpixel.com/PexelsMais de 3 mil homens participaram do estudo

Ao todo, foram analisadas as respostas de mais de 3 mil homens com cerca de 30 anos. Ao final, eles foram testados para gonorreia orofaríngea e 6,2% tinham a doença – ou seja, mais de 200 participantes. Apenas beijo e beijo com sexo foram associados à gonorreia, mas somente sexo não.

Embora seja cedo e não seja motivo de alarde, há evidências que sugerem que a transmissão de gonorreia pelo beijo pode estar levando à propagação da doença na região central da Austrália.

Os Estados Unidos também enfrenta um aumento no número de casos. Entre 2013 e 2017, as notificações da doença aumentaram em 67%.

O que é gonorreia

colônia de bactéria em laboratório
Crédito: jarun011/istockGonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae

A gonorreia é uma infecção bacteriana que pode causar infecções nos genitais, no reto e na garganta de homens e mulheres. Quando não tratada, pode causar infertilidade, dor durante as relações sexuais e gravidez nas trompas.

Entre os sintomas, estão dor ao urinar ou no baixo ventre, corrimento amarelado ou claro, fora da época da menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual. A maioria das mulheres, no entanto, não apresentam sinais e sintomas.

Os homens podem apresentar ardor ao urinar, podendo haver corrimento ou pus, além de dor nos testículos.

Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa IST, recomenda-se procurar um serviço de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento com antibiótico adequado. Além disso, é aconselhável manter em dias os exames para ISTs.

Compartilhe:

Tags: #doenca #Sexo
1 / 8
1
02:29
Sequestro na Ponte Rio-Niterói termina após mais de três horas
Um homem armado entrou em um ônibus e manteve 37 reféns no início desta terça-feira, 20, na Ponte Rio-Niterói, via …
2
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
3
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
4
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
5
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
6
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
7
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
8
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …