Beijo na boca pode transmitir gonorreia, alerta estudo

A gonorreia é uma infecção bacteriana que pode causar infecções nos genitais, no reto e na garganta de homens e mulheres

Por: Redação | Comunicar erro

Pesquisadores australianos descobriram que o beijo de língua é capaz de transmitir gonorreia, a segunda infecção sexual transmissível (IST) mais frequente, ficando atrás apenas da clamídia. O estudo foi publicado na revista científica BMJ.

Para chegar a essa conclusão, eles entrevistaram homossexuais e bissexuais masculinos que frequentaram o centro público de saúde sexual em Melbourne, Austrália, entre março de 2016 e fevereiro de 2017. A chamada gonorreia orofaríngea, ou gonorreia oral, atinge principalmente esse público.

Os pesquisadores perguntaram aos voluntários com quantos parceiros eles haviam se relacionado nos últimos três meses e dividiram as respostas em três categorias distintas: aqueles que apenas se relacionaram com beijos (sem sexo), os que apenas tiveram sexo sem beijo e os beijaram e também mantiveram relação sexual.

dois homens se beijando no sofá
Crédito: rawpixel.com/PexelsMais de 3 mil homens participaram do estudo

Ao todo, foram analisadas as respostas de mais de 3 mil homens com cerca de 30 anos. Ao final, eles foram testados para gonorreia orofaríngea e 6,2% tinham a doença – ou seja, mais de 200 participantes. Apenas beijo e beijo com sexo foram associados à gonorreia, mas somente sexo não.

Embora seja cedo e não seja motivo de alarde, há evidências que sugerem que a transmissão de gonorreia pelo beijo pode estar levando à propagação da doença na região central da Austrália.

Os Estados Unidos também enfrenta um aumento no número de casos. Entre 2013 e 2017, as notificações da doença aumentaram em 67%.

O que é gonorreia

colônia de bactéria em laboratório
Crédito: jarun011/istockGonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae

A gonorreia é uma infecção bacteriana que pode causar infecções nos genitais, no reto e na garganta de homens e mulheres. Quando não tratada, pode causar infertilidade, dor durante as relações sexuais e gravidez nas trompas.

Entre os sintomas, estão dor ao urinar ou no baixo ventre, corrimento amarelado ou claro, fora da época da menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual. A maioria das mulheres, no entanto, não apresentam sinais e sintomas.

Os homens podem apresentar ardor ao urinar, podendo haver corrimento ou pus, além de dor nos testículos.

Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa IST, recomenda-se procurar um serviço de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento com antibiótico adequado. Além disso, é aconselhável manter em dias os exames para ISTs.

Compartilhe:

Tags: #doenca #Sexo
1 / 8
1
02:33
Sintomas que alertam sobre a sua saúde
Você sabe identificar sintomas que indicam doenças crônicas como a hipertensão ou diabetes? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
2
03:03
Sinais que indicam problemas na visão
Como saber se a saúde da sua visão vai bem? Existem sintomas que alertam sobre doenças na região ocular? O Dr. …
3
02:10
Brasil registra um salto nos casos de morte por dengue
Um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde revela um salto nos casos de dengue no país. O levantamento compara os …
4
02:47
Lendas sobre a saúde infantil
A Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da vida, fala sobre as lendas que os pais acreditam sobre …
5
02:37
A primeira vez no ginecologista
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra fala sobre a primeira consulta no ginecologista. Tem um momento exato para a primeira …
6
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
7
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
8
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …