Conheça os benefícios do raspador de língua para a saúde

Técnica simples pode ser utilizada antes ou após escovar os dentes

26/01/2025 09:00 / Atualizado em 03/06/2025 16:40

Canva/Reprodução
Canva/Reprodução

A prática de raspar a língua está cada vez mais frequente na higiene bucal e relacionado ao melhor funcionamento da saúde em geral. Esse hábito  consiste na remoção da saburra lingual, que é uma camada esbranquiçada formada por restos de alimentos, células mortas e bactérias. E os benefícios vão além da prevenção do mau hálito.

De acordo com a dentista Ianara Pinho, a raspagem da língua é um passo essencial que controla os resíduos acumulados na região e previne problemas orais. “O raspador de língua é um objeto de fácil uso, e que auxilia para a redução de microorganismos e melhora do hálito. Além disso, auxilia na preservação do paladar e no equilíbrio da microbiota bucal”, afirma a especialista.

Tipos de raspadores

Atualmente, há uma variedade de raspadores, sendo os de cobre e plástico os mais comuns. Cada material possui características específicas que influenciam na experiência do usuário.

Raspadores de cobre: Há propriedades antibacterianas naturais, alta durabilidade e sustentabilidade. Por serem de metal, são mais resistentes e fáceis de limpar, é uma opção indicada para quem busca eficiência e durabilidade.

Raspadores de plástico: Mais acessíveis, esses modelos são leves e fáceis de usar. No entanto, podem acumular resíduos com o tempo, e exige cuidados extras com a higienização.

De acordo com a especialista, a técnica simples, pode ser utilizada antes ou após escovar os dentes. Posicione o raspador na parte posterior da língua e faça movimentos suaves em direção à ponta, higienizando o acessório a cada passada. Essa pequena ação diária pode prevenir uma série de problemas bucais e até melhorar a digestão, já que a limpeza estimula a produção de saliva.

Ainda de acordo com a odontologista, o material escolhido depende da necessidade de cada pessoa, mas a recomendação é adotar o hábito. “A regularidade na raspagem da língua é o que faz a diferença, o uso correto promove uma higienização completa e complementa os cuidados com dentes e gengivas”, conclui Ianara.

Outras dicas de Saúde na Catraca Livre 

A busca por alternativas naturais para controlar o açúcar no sangue tem se tornado cada vez mais comum, especialmente para quem enfrenta desafios relacionados à diabetes. Além de uma alimentação balanceada e da prática regular de exercícios físicos, alguns chás podem atuar como aliados no controle da glicemia. Por isso, confira 4 chás que ajudam a reduzir o açúcar no sangue.