Biópsia de Marcelo Crivella aponta tumor na próstata

20/03/2017 13:22

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, recebeu na última semana o resultado de uma biópsia que apontou que ele tem um tumor na próstata de dois milímetros, informa a coluna de Lauro Jardim, do O Globo.

Inicialmente não será necessário realizar uma intervenção cirúrgica. “Por enquanto, vou me tratar com medicamentos.”, disse o prefeito.

Caso seja necessário passar por uma cirurgia, Crivella informa que os médicos indicam ser um procedimento rápido. “Uma cirurgia de 90 minutos. E dias depois eu já poderia estar de volta ao trabalho”, afirma.

“Por enquanto, vou me tratar com medicamentos.”, diz Crivella
“Por enquanto, vou me tratar com medicamentos.”, diz Crivella - Divulgação
  • Saiba quais são os sintomas, tratamentos e causas do câncer de próstata 

As informações são do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre

O que é Câncer de próstata?
É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Quanto mais avançado é um tumor mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade. Estas células se multiplicam mais velozmente que as células normais da próstata.

Estas células se multiplicam mais velozmente que as células normais da próstata. As células neoplásicas têm a capacidade de invadir os tecidos e se disseminam por órgãos distantes, seja por via linfática (comprometendo os gânglios) ou sanguínea (principalmente os ossos).

O câncer de próstata é um tumor que acomete homens maduros e pode ser curado quando ainda está localizado. Se identificado já em estádio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.

Cirurgias para Câncer de próstata

O tratamento padrão para o câncer de próstata é a prostatectomia radical, que consiste na retirada da próstata, das vesículas seminais e linfadenectomia ilíaco-obturadora bilateral.

A linfadenectomia estendida está indicada para pacientes considerados de risco intermediário e alto.

A prostatectomia radical tem por objetivo curar o paciente portador do câncer de próstata e além disso remover o câncer por completo.

A prostatectomia radical pode ser feita por via perineal, retropúbica ou robô assistida. Todas podem ter resultados bons desde que seja aplicada a técnica operatória adequada. Leia publicação completa no Minha Vida