Boatos.org: vírus da febre amarela mudou, e vacina não vale mais?

01/03/2018 18:07 / Atualizado em 05/05/2020 09:55

Uma mentira nem sempre é inofensiva. Tem circulado pelo WhatsApp um texto que afirma que o vírus que causa a febre amarela teria sofrido uma mutação e, por isso, a vacina que está sendo aplicada nas campanhas não protegeria mais a população da doença.

Campanha de vacinação contra febre amarela em São Paulo
Campanha de vacinação contra febre amarela em São Paulo - Rovena Rosa/Agência Brasil

Para desvendar o que é verdade e o que é mentira, vamos divulgar frequentemente no Catraca Livre checagens feitas pelo nosso parceiro Boatos.org.

Qual o principal problema de boatos como este? Causar medo nas pessoas e fazer com que elas desistam de tomar a vacina contra a febre amarela, que é segura. Apesar da ampla divulgação da campanha, as metas de vacinação não foram atingidas, e os boatos contribuem com a desinformação dos cidadãos.

O texto que tem sido compartilhado inclui um link do site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que comprovaria o boato de que a vacina que previne a febre amarela não funcionaria mais. “Está confirmada suspeita. O vírus já mutou. A vacina atual pode não proteger. Evitar locais com incidência da doença. E é mais agressivo”, diz.

Será que essa história é mesmo verdadeira? A resposta é não. Para entender melhor, vamos aos fatos.

Leia a íntegra da reportagem.