Brasil confirma mais 6 casos de coronavírus; total de 25 pacientes
Até o momento, país tem 664 casos suspeitos em investigação, mas governo informa que não há razão para pânico
Subiu para 25 o número de casos de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus (Covid-19)no Brasil, de acordo com balanço divulgado na tarde deste domingo pelo Ministério da Saúde. Dos novos registros, três estão em São Paulo, um em Alagoas, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais.
Cinco desses casos foram de pessoas que se contaminaram fora do país. O outro caso, um dos três de São Paulo, é de uma contaminação local, ou seja, quando é possível identificar a fonte do contágio.
Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, os três novos casos do estado estão estáveis e em isolamento domiciliar.
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- 10 dicas para se proteger de doenças na academia
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- Os sintomas de câncer de cabeça e pescoço
No caso do paciente do Rio de Janeiro, trata-se de uma mulher de 42 anos, moradora no município do Rio, que acompanhou em viagem à Itália uma pessoa já confirmada como positiva para o coronavírus. Ela retornou do exterior na última quarta-feira, 4. Os primeiros sinais apareceram no dia seguinte à sua chegada ao Brasil. Ela também está em isolamento domiciliar.
Há 664 casos suspeitos e 632 já foram descartados. A maior parte dos suspeitos se encontra em São Paulo (176), em Minas Gerais (123), no Rio de Janeiro (110) e no Rio Grande do Sul (88). O Maranhão é o único Estado que não teve nenhum registro de suspeita até agora, de acordo com o Ministério da Saúde.
Como acontece a transmissão
O principal meio de transmissão é entre pessoas, ou seja, ao tossir ou espirrar, uma pessoa infectada expele gotículas com o vírus. Essas gotículas podem contaminar superfícies e objetos. Outras pessoas podem se infectar ao tocar nesses locais contaminados, levando suas mãos aos olhos, nariz e boca.
Sintomas de coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Veja outras dicas:
- -Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
- -Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
- -Usar lenço descartável para higiene nasal;
- -Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- -Manter o ambiente ventilado;
- -Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.