Brasil investiga amostras que podem ser de duas novas variantes

Descobertas foram feitas nas regiões Sul e Norte do país

O Brasil está investigando dois novos tipos de coronavírus que podem se tratar de duas novas variantes nascidas em território brasileiro. De acordo com a CNN Brasil, as amostras do vírus foram colhidas nos estados do Rio Grande do Sul e do Tocantins.

A descoberta dessas linhagens foi feita por meio de um trabalho de vigilância genômica que tem o objetivo de acompanhar a evolução do vírus causador da covid-19 e seu comportamento nas regiões. As amostras estão em análise para a obtenção de reconhecimento na comunidade científica internacional.

O Brasil está investigando dois novos tipos de coronavírus que podem se tratar de duas novas variantes
Créditos: divulgação/Universidade Feevale
O Brasil está investigando dois novos tipos de coronavírus que podem se tratar de duas novas variantes

De acordo com os pesquisadores do Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, no Rio Grande do Sul, a possível nova linhagem encontrada no estado tem um grupo de mutações que ainda não tinha sido identificado no Brasil. Ela foi detectada, em sua maioria, em caminhoneiros que cruzaram a fronteira com a Argentina na altura da cidade gaúcha de Uruguaiana.

De acordo com os pesquisadores, há chances de essa linhagem colhida no sul ser um desdobramento da linhagem B.1.1.28, a mesma que deu origem à variante Gamma (P.1), descoberta pela primeira vez em Manaus.

Já a linhagem detectada no Tocantins, descoberta no Laboratório de Bioinformática e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins (Labinfictec/UFT), é uma evolução da P.1, com mutações adicionais. Segundo os pesquisadores, uma evolução natural do vírus.

De acordo com a Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais de 100 variantes do coronavírus circulam ou circularam no país desde o início da pandemia. A Gamma (P.1) é, entre as descobertas, a que mais preocupa, sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  uma Variantes de Interesse (VOI) ou Variante de Preocupação (VOC).