Bristol e Unifesp destacam 4 exercícios que diminuem o risco de Alzheimer

Estudo revela que, colocar o corpo em movimento, também é uma forma eficaz de proteger a mente

08/04/2025 23:00

Estudo revela que, colocar o corpo em movimento, também é uma forma eficaz de proteger a mente – iStock/Pornpak Khunatorn
Estudo revela que, colocar o corpo em movimento, também é uma forma eficaz de proteger a mente – iStock/Pornpak Khunatorn - iStock/Pornpak Khunatorn

Muito além de ajudar na balança e no fôlego, os exercícios aeróbicos escondem um superpoder que vai direto ao cérebro: eles podem ser aliados estratégicos na prevenção do Alzheimer.

Pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, em parceria com a Unifesp, descobriram que colocar o corpo em movimento também é uma forma eficaz de proteger a mente.

O estudo, publicado na renomada Brain Research, revelou que a prática regular de exercícios ajuda a restaurar o equilíbrio do cérebro envelhecido — especialmente no hipocampo, a central da memória e do aprendizado.

O cérebro também vai à academia

Durante a pesquisa, cientistas focaram em três vilões do Alzheimer: as placas amiloides, os emaranhados de tau e o acúmulo de ferro em células que produzem mielina — todas relacionadas ao comprometimento cognitivo.

Para entender o impacto da atividade física, eles criaram uma “academia” para roedores. Após um programa de treinos aeróbicos, os resultados foram impressionantes:

  • 76% de redução nas placas amiloides
  • 63% menos emaranhados de tau
  • 58% de diminuição no acúmulo de ferro

Mas os benefícios não pararam por aí. Houve melhora na comunicação entre os neurônios, menos inflamação e menos morte celular. Ou seja, um verdadeiro rejuvenescimento cerebral.

Top 4 exercícios para manter o cérebro afiado:

Se você está se perguntando como colocar isso em prática, aqui vão quatro sugestões simples e eficazes:

  • Caminhada ou corrida: fáceis de encaixar na rotina, aumentam o fluxo sanguíneo e ativam o hipocampo.
  • Natação: trabalha corpo e mente ao mesmo tempo, reduz o estresse e libera endorfinas.
  • Ciclismo: fortalece o sistema cardiovascular e melhora a coordenação motora.
  • Aparelhos cardiovasculares: esteiras e bicicletas ergométricas oferecem treinos consistentes e controlados.

“Até agora, sabíamos que o exercício fazia bem para o cérebro, mas não o porquê. Este estudo revela os bastidores celulares desse efeito protetor e reforça o exercício aeróbico como peça-chave na prevenção do Alzheimer”, destaca o professor Augusto Coppi, da Universidade de Bristol.

Então, se você precisava de mais um motivo para levantar do sofá, aqui está: cada passo, braçada ou pedalada pode ser um investimento no seu futuro mental.

Outras dicas de Saúde na Catraca Livre

Diferente do que se imagina, uma dieta sem nada de origem animal pode ser barata. Comumente associado a um estilo devida caro, por conta dos produtos especiais no cardápio, o veganismo pode, sim, ser uma opção acessível.

Grãos integrais, hortaliças e frutas frescas, além de possuírem todos os nutrientes para o funcionamento do corpo, são apenas algumas alternativas saudáveis, sustentáveis e econômicas. Por isso, saiba como seguir uma dieta vegana barata e acessível.