Buscopan é retirado do mercado e tem produção suspensa no Brasil
- Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
O remédio Buscopan Composto gotas foi recolhido do mercado nacional e já não será produzido no Brasil, por decisão da fabricante, a Boehringer Ingelheim Brasil, como aponta matéria do UOL.
No início de junho a empresa havia comunicado a descontinuação temporária da fabricação do medicamento – usado para tratar os sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares e menstruais-, conforme o site Profarma.
- Remédio conhecido por ‘fazer engravidar’ é proibido no Brasil
- Vacina da varíola do macaco já tem previsão de chegada no Brasil
- Bolsonaro é diagnosticado com cálculo renal e fará cateterismo
- Benzetacil: produção é temporariamente suspensa no país
Segundo a fabricante, o recolhimento e a suspensão da produção foram voluntários e os medicamentos que estavam à venda até poucos dias não oferecem risco ao consumidor enquanto estiverem no prazo de validade. Leia matéria completa.
NOTA DE ESCLARECIMENTO da Boehringer Ingelheim do Brasil
A Boehringer Ingelheim do Brasil comunica o recolhimento voluntário e preventivo de Buscopan Composto gotas (butilbrometo de escopolamina e dipirona sódica monoidratada), devido a resultado fora de especificação identificado durante estudo de estabilidade. O produto disponível no mercado não oferece risco à saúde do paciente. A descontinuação foi comunicada proativamente pela empresa à Anvisa e o medicamento foi tirado temporariamente de circulação em junho deste ano. A Boehringer Ingelheim esclarece que há alternativas terapêuticas disponíveis, como os demais medicamentos da família Buscopan, o Buscopan Composto comprimido e o Buscopan Gotas. A Boehringer Ingelheim reforça seu compromisso irrestrito com a garantia de qualidade de seus produtos e com a saúde de seus pacientes.