Butantan desenvolve primeira vacina de dose única contra a dengue

Em fevereiro de 2025, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da faixa etária para pessoas de 4 a 59 anos, com o objetivo de aproveitar os lotes próximo

Por André Nicolau em parceria com João Gabriel Braga (Médico - CRMGO 28223)
19/02/2025 23:00

Em fevereiro de 2025, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da faixa etária para pessoas de 4 a 59 anos, com o objetivo de aproveitar os lotes próximos ao vencimento – Butantan/Divulgação
Em fevereiro de 2025, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da faixa etária para pessoas de 4 a 59 anos, com o objetivo de aproveitar os lotes próximos ao vencimento – Butantan/Divulgação

O Instituto Butantan está na fase final de aprovação da primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo, a QDenga. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira, 19, pelo Governo do Estado durante uma reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) para as arboviroses.

O desenvolvimento da vacina começou em 2016 e foi concluído em junho de 2023, com a publicação dos resultados no The New England Journal of Medicine.

Os estudos demonstraram que a QDenga reduz em 79,6% o risco de infecção e diminui em 89% a chance de desenvolver formas graves da doença. Além disso, a vacina é tetravalente, oferecendo proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, incluindo o DENV-3, que voltou a circular no estado de São Paulo.

“O Instituto Butantan trabalha há décadas na busca por uma vacina contra a dengue e está finalizando as etapas para nova submissão à avaliação. Como é uma vacina de dose única, sua aplicação será essencial para prevenir a doença. Com o apoio do Governo do Estado, seguimos avançando na produção, apesar dos desafios”, afirmou Ésper Kallás, diretor do Instituto Butantan.

Em dezembro de 2024, o Butantan encaminhou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o último conjunto de informações necessárias para a obtenção do registro e liberação da vacina. Atualmente, ambas as instituições estão na fase final de análise para aprovação do imunizante.

Vacinação contra a dengue no Brasil

A campanha nacional de vacinação contra a dengue teve início em fevereiro de 2024, priorizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Em fevereiro de 2025, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da faixa etária para pessoas de 4 a 59 anos, com o objetivo de aproveitar os lotes próximos ao vencimento.

Entretanto, na região de Sorocaba, essa ampliação ainda não será implementada. A prefeitura informou que os lotes disponíveis na cidade têm validade até novembro e, por isso, não fazem parte da redistribuição anunciada pelo Ministério da Saúde, que contempla apenas vacinas com vencimento em março e abril.

Enquanto isso, a QDenga segue sendo aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos como estratégia para reduzir os casos graves da doença. Em Sorocaba, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira em 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com mais de seis mil doses ainda disponíveis. Desde o início da campanha, a cidade já administrou 12.576 doses da primeira leva e 4.753 da segunda.

Prevenção: Vacina e combate ao mosquito são essenciais

Com a alta circulação do vírus da dengue, especialistas reforçam que a imunização, aliada ao controle de criadouros do Aedes aegypti, é fundamental para conter a propagação da doença.

Além da vacinação disponível nas UBSs, a população deve adotar medidas preventivas, como eliminar recipientes com água parada e buscar atendimento médico diante de sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele.

A expectativa é que, com a aprovação da QDenga como vacina de dose única, a cobertura vacinal contra a dengue no Brasil seja ampliada, trazendo mais proteção à população e reduzindo o impacto da doença.

Outras dicas de Saúde na Catraca Livre: 

A chave para uma pele radiante vai muito além de cremes e procedimentos estéticos. Ela pode ser encontrada em recursos naturais, que oferecem uma infinidade de benefícios tanto para a nutrição quanto para a proteção da pele contra agressões ambientais e os sinais de envelhecimento. Conheça o poder de 4 frutas para o rejuvenescimento da pele.