Butantan participa da Virada da Saúde de São Paulo

Gripe será um dos temas abordados em exposição da Virada da Saúde

O Instituto Butantan integra a programação da Virada da Saúde, que acontece de 7 a 12 de abril, com atividades gratuitas no campus Butantan e no Museu de Saúde Pública Emílio Ribas.

Até o dia 9, das 9h às 16h, o Museu Emílio Ribas, no Bom Retiro, apresentará a exposição “As Grandes Epidemias”, que esteve na sede do Butantan de dezembro de 2012 a setembro de 2014 e recebeu aproximadamente 120 mil pessoas.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer algumas das epidemias que atingiram a humanidade, como Aids, meningite, peste bubônica, varíola e gripe, além de doenças contemporâneas e potencialmente epidêmicas como o ebola, dengue, chikungunya, entre outras.

Confira a programação

dias 8 e 9

Exposição As Grandes Epidemias

A exposição informa ao público visitante sobre algumas das epidemias que atingem a humanidade e as suas implicações. As doenças abordadas na exposição são Aids, meningite, peste bubônica, varíola e gripe, havendo também um diálogo com as doenças contemporâneas e potencialmente epidêmicas como o ebola, dengue, chikungunya, entre outras.

dia 8

Mesa redonda -da pesquisa ao medicamento
O objetivo é apresentar e discutir aspectos desses processos, desde a separação e identificação de moléculas com potencial terapêutico, baseadas em fontes diversas (por exemplo, extraídas de secreções de animais), até o desenvolvimento e produção de novos agentes terapêuticos, bem como vacinas.

dia 11

#vempassarinhar

Durante a Virada da Saúde será oferecida uma saída de campo para observação de aves, aberta a todos os interessados em conhecer o que é passarinhar e como é possível praticar esta atividade, mesmo em ambientes urbanos como a cidade de São Paulo. Ao longo do passeio será possível observar os hábitos de vida e a diversidade das espécies que utilizam esta área verde no meio da cidade.

Higienização das mãos
O objetivo da atividade é identificar se a higienização das mãos é eficaz. Os visitantes serão convidados a higienizar as mãos utilizando álcool gel e em seguida coloca-las em uma câmara escura com luz negra. Como o álcool evapora rapidamente, restará apenas um corante presente no álcool, que será revelado pela luz negra. É possível observaronde a mão não foi bem lavada e mostrar, por representação, a presença de microrganismos na pele.

dia 12

Ponto de encontro bilheteria do Instituto Butantan
30 vagas (inscrição requerida)
público geral, de todas as idades
menores de 16 anos devem estar acompanhados
em caso de garoa, serão oferecidas capas; em caso de chuva forte, o evento será cancelado

Roteiro arquitetônico – história do Instituto Butantan
O roteiro arquitetônico, que percorre o parque do Instituto Butantan, tem o objetivo de apresentar e discutir a história do Butantan a partir do espaço edificado, tomando sua arquitetura como fonte histórica capaz de indicar o trabalho que se desenvolveu na instituição, além de suas relações com o contexto histórico de São Paulo e do Brasil ao longo do século 20. A atividade é guiada por educadores do próprio Instituto.

[tab:END]