Calvície masculina: três tratamentos para lidar com a queda

Queda de até 100 fios por dia não é considerado sinal de calvície, segundo especialistas

08/10/2023 11:00

Calvície: especialistas destacam ainda que a queda capilar iniciada em idades mais avançadas são mais lentas – iStock/Getty Images
Calvície: especialistas destacam ainda que a queda capilar iniciada em idades mais avançadas são mais lentas – iStock/Getty Images - Getty Images/iStockphoto

Associada ao hormônio da testosterona, a calvície é considerada um dos principais traumas estéticos da população masculina.

Provocada por diversos problemas, a calvície, mesmo sem cura definitiva, hoje pode ser contida por meio de alguns tratamentos que revolucionaram a dermatologia.

Ciclo de crescimento do cabelo

De acordo com a literatura médica, todo fio de cabelo nasce a partir dos chamados folículos capilares, que ficam abaixo da pele. Cada pessoa tem um número que varia entre 100 e 150 mil fios de cabelo e crescem, em média, 1 centímetro por mês.

Estudos mostram que um fio de cabelo saudável pode crescer ao longo de sete anos. Em seguida, o cabelo entra em uma fase de repouso, em que permanece no couro cabeludo, mas para de crescer, caindo ao final do período.

Além disso, especialistas ponderam que a queda de até 100 fios diários não apresenta qualquer tipo de anormalidade, tanto para homens como mulheres.

Outras notas sobre a calvície

Especialistas destacam ainda que a perda capilar quando iniciada em idades mais avançadas são mais lentas. Enquanto  aquelas que se iniciam no final da adolescência, ou início da vida adulta, tendem a ser mais aceleradas e estão geralmente ligada a fatores genéticos.

E o tratamentos para a calvície?

Existem algumas opções para que homens afetados pelo problema reduzam o impacto da deterioração da cobertura capilar.

Todo tratamento para a calvície masculina, no entanto, deve ser feito com indicação médica, inclusive, diante dos riscos e dos possíveis efeitos colaterais. Por isso, é importante jamais se automedicar ou seguir orientações com base no que dizem amigos ou familiares.

Ainda que a queda do cabelo seja um fator clinicamente irreversível, os resultados costumam ser satisfatórios:

Conheça algumas das alternativas mais adotadas:

Tratamentos farmacológicos — com medicamentos de diferentes classes, que atuam regulando a função hormonal por meio de diferentes mecanismos;

Tratamentos a laser ou com luzes de LED — têm como intuito estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo;

Transplante capilar — indicado para casos com grau grave de comprometimento. O procedimento é feito por meio de uma cirurgia, em que são retirados bulbos capilares da nuca ou da lateral da cabeça, implementando-os na área já atingida pela calvície.