Campanha de multivacinação em crianças e adolescentes é prorrogada
A ação, que vai até 30 de novembro, oferta 18 imunizantes
O Ministério da Saúde prorrogou até 30 de novembro a campanha de multivacinação em crianças e adolescentes, menores de 15 anos. A ação terminaria nesta sexta-feira, 29. O objetivo da campanha é atualizar da caderneta de vacinação da criança e do adolescente.
A cobertura vacinal desse público vem sofrendo queda, especialmente durante a pandemia de covid-19.
São ofertadas cerca de 18 imunizantes: BCG, hepatite A e B, penta (DTP/Hib/Hep B), pneumocócica 10 valente, VIP (vacina inativada poliomielite), VRH (vacina rotavírus humano), meningocócica C (conjugada), VOP (vacina oral poliomielite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).
- Dificuldades comuns que uma pessoa com TDAH enfrenta no dia a dia
- Ronco e apneia: as soluções menos invasivas disponíveis no consultório odontológico
- Estas são as melhores plantas medicinais para cultivar em casa
- Litoral de SP vai ganhar unidade do badalado Hard Rock Cafe
Até agora, mais de 3,2 milhões de doses foram aplicadas. São Paulo foi responsável pela maior parte delas (456.487), seguido por Bahia (283.230), Minas Gerais (261.673) e Ceará ( 226.298).
Doses da meningocócica (444.491), febre amarela ( 349.551 ) e pentavalente (335.945) foram as mais procuradas, de acordo com o LocalizaSus.
Segundo o ministério, todas as vacinas que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguras e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A atualização da situação vacinal, ressalta a pasta, aumenta a proteção contra doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
Crianças menores de 2 anos foram as mais atingidas pela campanha, com mais 1,5 milhão de doses aplicadas.
Com informações da Agência Brasil