Campanha incentiva o diagnostico precoce do câncer infantil

06/01/2015 14:41 / Atualizado em 13/05/2025 17:57

 
 
O retinoblastoma é o tumor intraocular mais frequente em crianças, principalmente com idade inferior a três anos de idade. Em 40% dos casos a doença é hereditária e alguns fatores de risco como infecção materna pelo vírus HPV ou a idade avançada dos pais podem contribuir para o surgimento da doença.

Quando diagnosticado precocemente as chances de cura podem aumentar significativamente, esse diagnóstico pode ser confirmado através de um exame simples no fundo do olho ou através de uma mancha branca ou olho de gato que geralmente são percebidas através de fotografias com flash.

Pensando nisso, uma instituição inglesa chamada The EYE Childhood Cancer Trust lançou uma série de anúncios para alertar para a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. As peças foram criadas pela Wunderman e são basicamente peças com fotos de crianças que convidam o público a tirar uma foto e, através de uma tinta reflexiva usada na pupila do olho, pode ser identificado o sinal da doença. Os cartazes serão divulgados em consultórios e clínicas com o objetivo de incentivar o teste, além disso, existe uma forte campanha nas redes sociais convidando as pessoas a participarem com o uso da hashtag #haveyouCHECT.

Confira:

Quer saber mais sobre o retinoblastoma? Acesse o Facebook da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica.