Campanha nacional de vacinação contra gripe H1N1 começa em 30 de abril

Por: marianapastore Comunicar erro

Diante do aumento de casos de gripe H1N1, o Estado de SP pediu para o governo federal antecipar a campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza A. No entanto, o Ministério da Saúde informou que a campanha começa no dia 30 de abril, já que o produto é entregue pelo laboratório que o produz somente nos meses que antecedem o inverno.

Até o dia 19 de março, foram registrados 46 mortes por gripe H1N1 em todo o Brasil, segundo o ministério, dez a mais do que no ano passado inteiro, quando 36 pessoas morreram pelo vírus.

Osnei Restio/ Prefeitura de Nova Odessa
Vacina só é entregue pelo laboratório produtor nos meses que antecedem o inverno

Na rede pública, a vacinação contra o vírus influenza A é destinada aos seguintes grupos prioritários:

– gestantes;

– crianças de 6 meses a cinco anos;

– idosos;

– profissionais da saúde;

– portadores de doenças crônicas ou outras que comprometem a imunidade;

– povos indígenas

Enquanto a campanha não começa, algumas cidades de SP onde o número de casos de gripe H1N1 aumentou consideravelmente nesse ano, como São José do Rio Preto, estão vacinando grupos prioritários com lotes da vacina de 2015 solicitados pelo ministério.

Para quem não sabe, a vacina é atualizada todos os anos, para adequá-la aos vírus que circulam em cada época. Apesar disso, a de 2016 não sofreu mudanças em relação ao vírus influenza A comparada à do ano passado. Por conta disso, os lotes de 2015 ainda são eficazes contra o vírus. A proteção contra outros dois vírus da gripe, H3N2 e influenza B, fica comprometida.

A vacina já está disponível na rede privada.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …