Campanha nacional de vacinação contra gripe H1N1 começa em 30 de abril

Diante do aumento de casos de gripe H1N1, o Estado de SP pediu para o governo federal antecipar a campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza A. No entanto, o Ministério da Saúde informou que a campanha começa no dia 30 de abril, já que o produto é entregue pelo laboratório que o produz somente nos meses que antecedem o inverno.

Até o dia 19 de março, foram registrados 46 mortes por gripe H1N1 em todo o Brasil, segundo o ministério, dez a mais do que no ano passado inteiro, quando 36 pessoas morreram pelo vírus.

Osnei Restio/ Prefeitura de Nova Odessa
Vacina só é entregue pelo laboratório produtor nos meses que antecedem o inverno

Na rede pública, a vacinação contra o vírus influenza A é destinada aos seguintes grupos prioritários:

– gestantes;

– crianças de 6 meses a cinco anos;

– idosos;

– profissionais da saúde;

– portadores de doenças crônicas ou outras que comprometem a imunidade;

– povos indígenas

Enquanto a campanha não começa, algumas cidades de SP onde o número de casos de gripe H1N1 aumentou consideravelmente nesse ano, como São José do Rio Preto, estão vacinando grupos prioritários com lotes da vacina de 2015 solicitados pelo ministério.

Para quem não sabe, a vacina é atualizada todos os anos, para adequá-la aos vírus que circulam em cada época. Apesar disso, a de 2016 não sofreu mudanças em relação ao vírus influenza A comparada à do ano passado. Por conta disso, os lotes de 2015 ainda são eficazes contra o vírus. A proteção contra outros dois vírus da gripe, H3N2 e influenza B, fica comprometida.

A vacina já está disponível na rede privada.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
2
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
3
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
4
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
5
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
6
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …
7
03:46
Alimentação infantil e o exagero da informação
Açúcar, sal, carne, são mesmo vilões para as crianças? Hoje, a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da Vida, …
8
03:44
Tive a minha primeira vez, e agora?
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala neste vídeo o quão importante é fazer uma consulta ginecológica após perder …