CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Campanha nacional de vacinação contra gripe H1N1 começa em 30 de abril

Por: marianapastore

Diante do aumento de casos de gripe H1N1, o Estado de SP pediu para o governo federal antecipar a campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza A. No entanto, o Ministério da Saúde informou que a campanha começa no dia 30 de abril, já que o produto é entregue pelo laboratório que o produz somente nos meses que antecedem o inverno.

Até o dia 19 de março, foram registrados 46 mortes por gripe H1N1 em todo o Brasil, segundo o ministério, dez a mais do que no ano passado inteiro, quando 36 pessoas morreram pelo vírus.

Osnei Restio/ Prefeitura de Nova Odessa
Vacina só é entregue pelo laboratório produtor nos meses que antecedem o inverno

Na rede pública, a vacinação contra o vírus influenza A é destinada aos seguintes grupos prioritários:

– gestantes;

– crianças de 6 meses a cinco anos;

– idosos;

– profissionais da saúde;

– portadores de doenças crônicas ou outras que comprometem a imunidade;

– povos indígenas

Enquanto a campanha não começa, algumas cidades de SP onde o número de casos de gripe H1N1 aumentou consideravelmente nesse ano, como São José do Rio Preto, estão vacinando grupos prioritários com lotes da vacina de 2015 solicitados pelo ministério.

Para quem não sabe, a vacina é atualizada todos os anos, para adequá-la aos vírus que circulam em cada época. Apesar disso, a de 2016 não sofreu mudanças em relação ao vírus influenza A comparada à do ano passado. Por conta disso, os lotes de 2015 ainda são eficazes contra o vírus. A proteção contra outros dois vírus da gripe, H3N2 e influenza B, fica comprometida.

A vacina já está disponível na rede privada.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.