Campanha ‘Setembro Amarelo’ busca conscientizar sobre o suicídio
Mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. No Brasil, apesar de ter uma taxa inferior a outros países, foram registrados 11.821 casos em 2012, conforme informou o Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde.
Para ajudar na conscientização e prevenção do suicídio, diversas associações brasileiras se unem desde 2014 para promover o Setembro Amarelo. O objetivo da ação é reunir, durante todo o mês, eventos que ajudem na divulgação e debate sobre o tema. O Catraca Livre também aderiu à iniciativa e alterou o logo no Facebook.
O mês foi escolhido em referência ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro). Neste ano, diversos monumentos ganharam iluminação amarela como parte da campanha. Também foram feitas
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Além disso, a iniciativa deu visibilidade para a cartilha de combate ao suicídio, feita pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina. Leia o material neste link.
Suicídio no Brasil
Segundo o site da campanha, é preciso discutir o suicídio como um problema de saúde pública no país, uma vez que o tema ainda hoje é considerado tabu e o número de casos tem aumentado. “As pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas”, diz o texto.
Pelos dados oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superiorA esperança é o fato de que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.
Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio online no site, pelo telefone 188, via Skype ou por e-mail. O atendimento é feito por voluntários treinados. A conversa é anônima e tem sigilo completo.
Um dos canais de apoio é a entidade