Câncer de colo de útero: 4 sintomas para ficar atenta

No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres

25/09/2023 01:00

No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres – iStock/Getty Images
No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres – iStock/Getty Images - Getty Images/iStockphoto

Considerado um dos tipos de câncer que mais afeta mulheres no mundo, o câncer de colo de útero é a quarta causa de morte por câncer em mulheres no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, é importante estar informado sobre a doença, prevenção e, principalmente, os sintomas.

O que é câncer do colo de útero?

Encontrado em qualquer parte do colo do útero, que é a abertura entre a vagina e o útero, esse tipo de câncer é causado por uma infecção de certos tipos de vírus do papiloma humano (HPV) – que muitas vezes podem ser prevenidos por meio da vacinação contra o HPV, que deve ser feita antes mesmo do início da vida sexual

Além disso, é fundamental a realização periódica do exame preventivo Papanicolau, que detecta lesões precursoras do câncer.

Quais os sintomas do câncer de colo de útero?

Nos estágios iniciais, o câncer pode ser assintomático. Com o avanço do tumor, podem surgir os seguintes sintomas:

1 – Sangramento vaginal incomum – inclusive durante ou após o sexo, entre as menstruações ou após a menopausa. A pessoa também pode ter períodos mais intensos do que o normal.

2 – Alterações no corrimento vaginal

3 – Dor durante o sexo

4 – Dor na parte inferior das costas, entre os ossos do quadril (pelve) ou na parte inferior da barriga

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer de colo de útero é feito através da realização do exame preventivo Papanicolau e de biópsias das lesões suspeitas. É importante destacar que o exame preventivo não é um exame diagnóstico, mas sim um exame de triagem que tem como objetivo detectar lesões precursoras do câncer.

Tratamento

O tratamento do câncer de colo de útero depende do estágio da doença e pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação dessas modalidades. É fundamental que o tratamento seja individualizado e conduzido por uma equipe multidisciplinar especializada no tratamento do câncer.