Câncer de fígado: produto químico está associado ao risco da doença
Substância usada em panelas antiaderentes quadruplica risco de câncer de fígado

Talvez você não saiba, mas pode estar exposto a um produto químico presente em muitos utensílios domésticos e embalagens de alimentos que aumenta o risco de câncer de fígado consideravelmente. É o que concluiu estudo recente divulgado pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.
Sulfonato de perfluorooctano (PFOS) é o produto químico que faz parte de produtos artificiais chamados substâncias per e polifluoroalquil (PFAS). Pouco conhecido pelo nome de batismo, ele é utilizado em uma grande variedade de produtos por conta de propriedades como antiaderência, impermeabilidade e resistência a manchas.
Descubra a melhor maneira de evitar esse componente em sua cozinha e evite o câncer de fígado:
Entre alguns exemplos de produtos que levam esse produto, destacam-se panelas antiaderentes e roupas impermeáveis
- Tristeza sem motivo aparente pode indicar falta de nutriente
- Os sintomas da doença sem cura que Cleo enfrenta
- OMS reconhece o Burnout como uma doença ocupacional que exige atenção urgente
- Falta de ar pode ser o primeiro sintoma físico da ansiedade
Em comunicado, Jesse Goodrich, um dos responsáveis pela condução do estudo, revelou mais informações sobre o resultado:
“O câncer de fígado é um dos desfechos mais graves na doença hepática e este é o primeiro estudo em humanos a mostrar que os PFAS estão associados a essa doença”.
Na pesquisa, descobriu-se que pessoas mais expostas a esses produtos tinham até 4,5 vezes mais chances de desenvolver o tipo mais comum de câncer de fígado, carcinoma hepatocelular não viral
Dadas às novidades constatadas pelo experimento, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) cortou o nível aceitável desse químico em produtos domésticos em mais de 99%. Apesar disso, especialistas temem que o dano já tenha sido feito e que muitas pessoas possam enfrentar problemas de saúde significativos no futuro.