Câncer de próstata ou inflamação? Entenda a diferença
Tão importante quanto a conscientização e prevenção do câncer de próstata, esclarecer os possíveis problemas de saúde que acometem o sistema reprodutor masculino é uma missão diária dos especialistas em saúde do homem. Um incômodo na região ou alteração da força do jato urinário, ascendem o sinal de alerta e aterrorizam os homens, que equivocadamente associam à doença. Para esclarecer o assunto, o urologista e especialista em fertilidade e saúde masculina, Guilherme Leme, listou alguns deles.
Ao perceber anormalidades o mais sensato é procurar um especialista e falar sobre o ocorrido como destaca o urologista. “Em muitos casos, a preocupação é minimizada após um exame de sangue simples chamado PSA (antígeno prostático específico)”, acalma Leme, ressaltando a importância do acompanhamento médico a partir dos 40 anos.
A diminuição da força do jato urinário e a dificuldade para urinar são algumas preocupações masculinas. “Se você notou o jato urinário mais fraco, este pode ser um sintoma de obstrução urinária, causado pelo aumento benigno da próstata, estreitamento no canal urinário (estenose de uretra) ou pedras na bexiga”, explica. Há ainda outras causas, mas essas são as mais comuns em homens adultos e idosos.
- Sintomas de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão
- Como combater a diabetes com 5 legumes ricos em fibras e nutrientes
- Evite estes alimentos e reduza o risco de diabetes no futuro
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
Há quem diga que sentir dores ao urinar também é um sinal de câncer de próstata, mas esqueça. É mais provável que se trate de um sintoma de uretrite (inflamação ou infecção da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo). De qualquer forma, a indicação é procurar um médico e ficar atento a alguns sinais de maior gravidade da inflamação, como sangue na urina ou sêmen, ardência e dor ao urinar (disúria), durante a relação sexual ou mesmo na ejaculação.
Urinar várias vezes durante à noite, em pequenas quantidades, é de tirar o sono. Nesse quadro, tudo indica que se trate de uma prostatite, ou até mesmo, de uma hiperplasia prostática benigna (a famosa próstata “aumentada”, típica nos homens com mais de 50 anos). “Estes dois são, sim, sintomas de problemas prostáticos, mas não significam e nem se relacionam com câncer de próstata”, ressalta o especialista.
Outro boato que circula pela internet e é tido como sintoma de câncer de próstata são as dores na região lombar. O urologista rebate e afirma não haver indícios que comprovem que a dor seja um fator de alerta para a doença. Nesses casos o sintoma pode ser uma consequência de cálculos renais ou problemas relacionados à coluna vertebral.
“É muito importante que todos os homens procurem um médico ao menor sinal de alteração. Principalmente porque o câncer de próstata é uma doença silenciosa e na grande maioria dos casos não dá sinais. O acompanhamento com um profissional aumentará as chances de tratamento e cura caso exista algum indício deste tipo de doença”, finaliza.