Câncer: Metade das mortes seria evitada por estilo de vida saudável

Pesquisa acompanhou 140 mil pessoas para concluir os resultados

Importância da vida saudável: tabagismo está associado a 80 e 90% das mortes por câncer de pulmão – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Importância da vida saudável: tabagismo está associado a 80 e 90% das mortes por câncer de pulmão – iStock/Getty Images

Segundo estudo divulgado pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, até 40% dos casos de câncer, e metade das mortes pela doença, não são causados por problemas genéticos ou contaminação química, mas, sim, por maus hábitos da nossa rotina.

Ainda de acordo com o levantamento, entre 20 e 40% dos casos totais, e metade das mortes, poderiam ser evitados por meio de decisões da rotina como parar de fumar, beber de forma moderada, manter um peso saudável e, principalmente, praticar ao menos meia hora de exercício moderado por dia.

Pare chegar a essa conclusão, dados de 140 mil profissionais foram coletados pelos especialistas. Acompanhados por especialistas, eles estiveram separados em dois grupos: os que não tinham vida saudável e os que tinham.

Câncer x estilo de vida saudável

Desses, só 28 mil, ou seja, 20%, entraram na categoria de vida saudável. As diferenças entre estes e o restante eram claras nos resultados.

Nas mulheres não-saudáveis, a taxa de câncer era de 618 casos para cada 100 mil pessoas. Nas saudáveis, são 463, uma redução de quase um terço. Entre os homens, são 425 casos para os não saudáveis, e 283 para os que mantém bons hábitos.

Nos últimos anos, a literatura médica também conclui alguns indícios a respeito da doença. São eles: beber muito aumenta risco de câncer de cólon, mama, fígado, na cabeça e no pescoço. Já a obesidade aumenta os riscos para o esôfago, o cólon e o pâncrea, enquanto fumar causa entre 80 e 90% das mortes por câncer de pulmão.

Com informações do jornal O Globo.