Sente cansaço no trabalho? Estudo aponta 2 soluções práticas
Essas ações poderiam promover o bem-estar dos funcionários e aumentar a produtividade, criando um ambiente de trabalho mais saudável
Sentir cansaço durante a jornada de trabalho é uma experiência comum para muitos profissionais. No entanto, um estudo realizado por pesquisadores da Wake Forest University, da Virginia Commonwealth University (VCU) e da Northeastern University, nos Estados Unidos, identificou duas estratégias eficazes para combater essa sensação: fazer micropausas regulares e contar com o suporte de supervisores.
![Cuidar da saúde mental é essencial para promover um ambiente de trabalho saudável](https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2024/07/istock-1326254703.jpg)
Essas conclusões foram baseadas em um experimento com 44 contadores públicos, que relataram seus hábitos antes de participarem de testes. Outro grupo, com 179 pessoas, também participou de um experimento controlado sobre o tema.
O que são micropausas e como elas ajudam?
Segundo o estudo, publicado na revista científica Contemporary Accounting Research, as micropausas são intervalos curtos, de até um minuto, que ajudam a redirecionar a atenção e a recarregar as energias.
- School of Rock transforma Carnaval no MIS com um bloco de rock’n’roll para crianças
- Igreja vira hospedagem em Amparo, no interior de SP; veja fotos
- Sinal de doença sanguínea que aparece nos lábios
- União Rondonópolis x Vasco: Odd 3.83 para o Vasco vencer por três gols pela Betnacional
Durante esses momentos, o trabalhador pode realizar atividades simples, como alongar-se, buscar um café ou até ler algo breve, como um artigo noticioso ou a página de um livro.
Essas pausas, apesar de rápidas, se mostraram extremamente eficazes para gerenciar a fadiga, principalmente em períodos de alta carga de trabalho.
Importância de suporte
O segundo ponto destacado pelo estudo é o impacto positivo do suporte de supervisores. Quando líderes verificam como estão os funcionários, oferecem ajuda e demonstram reconhecimento pelos esforços da equipe, a fadiga é significativamente reduzida.
Esse apoio ajuda a criar um ambiente de trabalho mais saudável, além de melhorar o bem-estar geral dos profissionais, conforme os pesquisadores.
Por que essas estratégias funcionam juntas?
A pesquisa destacou que a combinação das micropausas com o suporte de supervisores proporciona o maior alívio para o cansaço no trabalho.
“Primeiro, micropausas são uma maneira simples e econômica de gerenciar a fadiga, especialmente quando as cargas de trabalho são altas. Segundo, o suporte de supervisão desempenha um papel crítico na mitigação da fadiga. Juntos, esses dois mecanismos oferecem o alívio mais substancial para profissionais que trabalham em períodos de maior movimento ou outros períodos de trabalho de alto estresse”, explicou Lindsay Andiola, uma das autoras do estudo.
A implementação dessas medidas, conforme apontado pelo estudo, não só melhora o bem-estar dos funcionários, como também contribui para a produtividade e a qualidade do trabalho realizado.