‘Canta e Lê’: projeto promove aprendizagem multissensorial
O processo de alfabetização funciona de forma diferente para cada criança, também num tempo diferente. Tem criança que é mais visual, outras que aprendem melhor ouvindo ou lendo. Algumas já leem e ainda não falam. Outras falam e ainda não sabem ler. Foi pensando nessas particularidades que surgiu o projeto Canta e Lê.
O Movimento Down, que deu origem ao projeto, acredita que usando todos os sentidos fica mais fácil aprender. Por isso, o processo de aprendizagem no Canta e Lê se dá por meio de vídeos que utilizam elementos audiovisuais, afinal, as crianças adoram música, e podem aprender e se desenvolver muito com ela.
Abraçando as diferentes habilidades e dificuldades, o projeto produz vídeos, material didático e um aplicativo com canções infantis populares em um ritmo mais lento, que possibilite o acompanhamento e a leitura, além de várias ferramentas multisensoriais que facilitam a alfabetização, o desenvolvimento da fala e o avanço global da criança.
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Como criar mapas mentais para fazer uma viagem incrível
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
Este é um mecanismo que atende também às necessidades das crianças com deficiência intelectual e com transtorno do espectro autista, que costumam apresentar dificuldade de fala e atraso cognitivo. Viabiliza, por meio dos materiais, uma aprendizagem mais clara e simples.
A iniciativa foi, a princípio, pensada para crianças com deficiência, mas percebeu-se que tem potencial para atingir todo público infantil. Estão previstos para os próximos passos do projeto vários recursos de acessibilidade, como língua de sinais, audiodescrição, recursos em Multi Gestos para pessoas com apraxia, com o objetivo de promover a comunicação total.
O Canta e Lê acredita que a consciência fonológica é essencial no desenvolvimento da alfabetização e o ritmo, rima e abordagem multissensorial, como a expressão labial, legenda e imagem literal facilitam a aprendizagem.
A primeira etapa do projeto consiste em uma série de cinco vídeos de músicas infantis tradicionais, com recursos multissensoriais e acessíveis, disponíveis sem custo no site oficial e no Youtube.
Na segunda etapa serão elaborados materiais pedagógicos para apoiar a alfabetização, o desenvolvimento da fala e a aprendizagem de modo geral. Os materiais pedagógicos poderão ser baixados do site e estarão disponíveis também no aplicativo. Tudo disponibilizado gratuitamente. Para conferir com detalhes todas as etapas, clique aqui e acesse o site.
É possível ainda contribuir para o projeto, que é um financiamento coletivo, com quantias que vão de R$ 10 a R$ 500. Se você tem interesse e quer saber como colaborar, clique aqui e saiba mais. Confira também o vídeo do Benfeitoria:
Leia mais: